sábado, 6 de março de 2010

Que Deus é esse?

"O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos. Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl 1.26,27).

Refletindo por um instante debruçado na Bíblia me peguei a pensar: Que Deus é esse?


Que formou tudo do nada. Que criou tudo simplesmente pelo poder de sua palavra. Que fez o homem do pó da terra e lhe soprou fõlego de vida para que ele fosse alma vivente. Que resolveu dar cabo do homem com um suscinto derramar de águas diluviais. Que chamou Moisés para ser seu pastor, quando o mesmo não possuía qualificação alguma para o cargo. Que não permitiu que as sandálias de seu povo não se desgastasse durante anos andando errante pelo deserto. Que preferiu usar uma jumenta para falar repreendendo o seu profeta.

Continuei a refletir ainda que meio confuso: Que Deus é esse?

Que salvou a prostituta Raabe de Jericó e a colocou até mesmo na linha genealógica do Salvador. Que Deus é esse que fez parar o sol e a lua para que seu povo tivesse vitória contra vários reinos. Que Deus é esse que deu força a sansão pela consagração de seus cabelos e por isso ele fez grandes proezas. Que Deus é esse que chamou um adolescente para ser rei de Israel e ainda o fez vencer um gigante. Que tomou o profeta Elias para si e ele não passou pela morte. Que tirou tudo de Jó e de tudo o que tinha lhe deu o dobro. Que inspirou os salmistas a comporem poesias tão lindas, que ao simples olhar já nos sai lágrimas de dentro da alma. Que Deus é esse que concedeu tão grande sabedoria espiritual a Salomão para compor três mil provérbios e mil e cinco cânticos. Que Deus é esse que fez com que seus profetas revelassem com riqueza de detalhes, a vida, obra e ministério do Senhor Jesus há séculos antes de seu nascimento.

Resolvendo de fato procurar entender que Deus é esse, me perguntei mais uma vez: Mais que Deus é esse?

Que resolveu entregar á humanidade o bem mais precioso gerado de suas entranhas, seu filho Jesus Cristo. Que é rei mesmo tendo nascido num estábulo e ter sido aclamado em cima de um jumentinho pelas ruas de Jerusalém. Que resolveu nos salvar se fazendo como um de nós, quando sua glória o próprio universo não contém. Que por amor a sua criação se humilhou em forma humana porém como imagem do Deus invisível. Que se esvaziou em si mesmo assumindo forma de servo e foi obediente até a morte de cruz. Que liberou um amor incondicional, eterno e sacrificial pela sua criatura que lhe desagradou desrespeitando a sua santidade.

Querendo acabar com minhas indagações de uma pergunta tão pequena, porém tão complexa, perguntei-me mais uma vez: Que Deus é esse?

O grande EU SOU, JESUS - eu respondi. Mais ele se fez homem, foi crucificado, foi humilhado, tem sido negado por muitos, não possui a admiração daqueles que pensam ser espiritualistas, não veio a este mundo como um rei humano, que passava em suas caminhadas com uma comitiva de soldados e grande grita de seus súditos. Comia com pecadores, abraçava os coletores de impostos, defendia prostitutas, não adotava as religiões de época, fazia milagres simplesmente pelo engrandecimento do reino que lhe foi confiado.

Esse é que é o Deus da Bíblia? - me perguntei. Sim. Respondi a mim mesmo. Agora tento entender porque Deus é espírito, é um ser incriado, é eterno, é imutável, é pai das luzes, habita em luz inacessível, não possui princípio nem fim. Estou tentando entender esse Deus que realiza proezas segundo seu próprio conselho. Estou tentando entender esse Deus, na qual todas as coisas ocultas e encobertas pertencem a ele.

Estou tentando entender esse Deus misterioso que quis revelar a glória máxima de seus mistérios, a saber, Jesus o Cristo. Ele é a esperança da glória!

Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...