segunda-feira, 29 de março de 2010

Aceite este convite


"Disse Moisés a Hobabe, filho de Reul, o midianita,... estamos de viagem para o lugar de que o Senhor disse: darvo-lo-ei, vem conosco e te faremos bem, porque o Senhor prometeu boas coisas a Israel. (Nm 10.29)
 Você já parou para pensar em quantos convites já lhe foram feitos? Tente responder a quantos você aceitou? A verdade é que dia-a-dia estamos recebendo convites, alguns irrecusáveis e outros que não merecem nem nosso comentário de tão recusáveis que são. Convites serão sempre novas oportunidades que nós temosEu poderia citar aqui diversos exemplos: fazer novas amizades, fazer negócios, estar mais com a família, espairecer a cabeça e etc. Porém, eu creio que o melhor convite que nós poderíamos receber não vem de amigos ou até mesmo de parentes. O melhor convite que nós poderíamos receber vem de Deus. E se o convite vem de Deus, significa que teremos novas oportunidades sim! No entanto, oportunidades que nos abençoarão grandemente.

domingo, 28 de março de 2010

Mudanças na vida


"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28)







A mudança é parte inevitável da vida. Enquanto o conhecimento, a experiência e a rotina proporcionam segurança, para muitas pessoas a incerteza da mudança é desconfortável. E nós vivemos em um mundo que sofre constantes mudanças. Já percebeu que as empresas mudam constantemente, que as crianças não são como antigamente, que a tecnologia foi alterada profundamente. Já percebeu que a sociedade mudou; mudou sua moral, sua ética e até mesmo sua cultura.








quinta-feira, 25 de março de 2010

O que você faz antes de uma decisão importante?

                                             
“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos. (Lc 6.12,13)

Todos os dias nós fazemos escolhas. Já percebeu que você quando acorda, já acorda decidindo com que roupa você vai sair, que tipo de condução você vai andar e o que você vai resolver primeiro. E vez por outra estamos em dúvidas quanto a várias questões que nos deixam inquietos. E porquê? porque existem questões que fogem ao nosso controle, questões que lançam dúvidas ou até mesmo angústia em nossos corações.

quarta-feira, 24 de março de 2010

O Remédio para a ansiedade


“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará....(Fp 4.6,7)

Ansiedade é um estado efetivo em que há sentimento de insegurança. Quem vive com ânsia, é porque vive uma pertubarção ocasionada pela incerteza, que na verdade é uma angústia ou aflição.

terça-feira, 23 de março de 2010

A tua Palavra me vivifica


"O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica" (Sl 119.50)

Nós sabemos que tribulação é uma angústia profunda. E Quantas vezes não acordamos angustiados, ou preocupados com situações das mais diversas: as contas que temos que pagar, o filho que não está bem no colégio ou está doente, um parente muito amado que está sofrendo muito e queremos ajudar, quem sabe o seu próprio casamento que não vai bem, sua carreira profissional, sua experiência sentimental etc.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Um toque transformador!



"E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe dizendo: Quero fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.” (Mt 8.3)

Existem pessoas que se sentem tocadas por uma música romântica, ou tocadas quando estão em um lugar especial com a pessoa amada. Existem pessoas que se sentem muito tocadas quando são elogiadas no trabalho ou na família. Ainda existem aquelas que não deixam de jorrar lágrimas dos olhos quando o filho (a) fala algo ou faz algo que orgulha os seus corações.

sábado, 20 de março de 2010

O que realmente é mais importante?


"E regressando eles, terminados, aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe." (Lc 2.43)

O esquecimento passou a fazer parte do cotidiano humano. Vivemos numa época muito corrida, na qual queremos resolver tudo bem rápido e se possível de uma só vez. Queremos que tudo seja para ontem. E se você reparar bem vai verificar que essa corrida frenética pelas coisas do dia-a-dia da vida ajudam a nossa mente a vagar pelo esquecimento de coisas importantes, e pasmem até mesmo de pessoas importantes. Vez por outra estamos nos esquecendo de alguma coisa – a chave do carro ou da casa, um documento importante, dinheiro e etc.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Não se afaste por causa dos problemas


"levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente" (1Sm 1:10)

É realmente impressionante a história que a bíblia relata neste capítulo a respeito de Ana. Ana era bem casada, era uma boa mulher, tinha um bom marido, era serva fiel a Deus, mas tinha um grande problema - era estéril. E por causa disso a lei permitia que os homens se relacionassem com outra mulher para lhe dar filhos. E foi isso que seu marido Elcana fez, se casou com Penina que lhe concedeu filhos. Mais apesar disso, a bíblia diz que Elcana amava mais a Ana do que a Penina. Ele oferecia sacrifícios e dava porção dupla para Ana.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Conselhos

"Onde não há conselho, fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito." (Pv 15.22)

"Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia!” Quem já não ouviu esta frase, ou até mesmo não a pronunciou. A visão distorcida da sociedade, faz com que as pessoas andem sozinhas, caminhando para a destruição. Com certeza este é o plano do inimigo de nossas almas: andarmos só, sermos egoístas, não ouvirmos ninguém, nem ajudarmos ninguém com conselhos.

Imitadores de Deus



"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados". (Ef 5.1)

Eu penso que não é fácil imitar alguém ou algum personagem. Quando eu vejo pessoas na televisão imitando personagens, celebridades ou nomes conhecidos, eu logo julgo ser aquela pessoa um artista com grandes predicados. Imitar o jeito, a forma, a maneira de ser do outro é realmente um dom que denota dedicação e muito amor pelo que faz. Lemos em Efésios o apóstolo Paulo nos ensinando que devemos ser imitadores de Deus como filhos amados. A minha pergunta é: como ser imitador de um Deus (personagem) tão maravilhoso e santo? Que características devem ter um imitador de Deus?

quarta-feira, 17 de março de 2010

Perto está o Senhor

"Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade." (Sl 145.18)

Quantas pessoas não sentem falta de uma companhia. A solidão tem sido a companheira inseparável de muitas pessoas. É verdade que existem pessoas que sabem lidar com a solidão com serenidade e até preferem ficar sozinhas - sem marido ou esposa, sem família, sem ninguém. Porém, penso eu, que estes são a minoria. A maioria das pessoas; não gostam, não querem e sofrem por estarem e se sentirem sozinhas. E isto tem uma razão, você sabia?

terça-feira, 16 de março de 2010

O segredo para o maior e melhor negócio do mundo


"O Reino dos Céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra". (Mt 13.45,46)

O maior e melhor negócio do mundo chama-se: vida eterna! Ela é oferecida aos homens mediante a fé por meio da graça de Deus, e isto é um dom divino. Porém para que tenhamos sucesso para fechar este negócio, a exigência é muito alta, aliás, podemos dizer que na verdade é incalculável.

Evangelhos que jamais pregarei - Um grito de alerta a todos os cristãos!

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1Co 9.16)

Diante de tantas notícias tristes envolvendo pastores, igrejas, políticos, intelectuolóides da fé e  reveladores abomináveis, decidi escrever esta simples mensagem, assim como o Evangelho é uma boa e simples mensagem.


1 – Não pregarei um Evangelho que não exalta Cristo, e não o coloca como âmago central da mensagem.

2 – Não pregarei um Evangelho descompromissado com as verdades eternas custe o que custar.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Se eu invoco, Ele me responde!



"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes". (Jr 33.3)

Impressiona-me muito esta palavra que o próprio Deus trouxe ao profeta Jeremias. O profeta não estava vivendo uma situação qualquer, diz o texto de Jeremias 33 que ele continuava encarcerado no pátio da guarda, ou seja, Jeremias estava preso, possivelmente já entristecido, abatido, desanimado ou coisa parecida. E foi justamente neste momento de prisão, que Deus veio falar com o seu profeta. Perceberam que Deus não diz a Jeremias: anima-te, ou fique firme, ou vai passar, não! Ele diz: " Invoca-me", ou seja, ore Jeremias, clame a mim, pois eu vou te responder. Entenda bem; talvez sua situação seja como a do profeta Jeremias que estava preso. Mas, você pode não estar preso entre quatro paredes como ele, e sim preso pelo medo, pela angústia de uma situação, pela falta de esperança, se sentindo de mãos atadas e sem poder fazer nada diante daquilo que está acontecendo em sua vida.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Eu permaneço na doutrina

"Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho" (2Jo 9).

No dia 18 de abril de 1521, Martinho Lutero foi convocado a Worms para prestar contas do seu ensino bíblico ao então Imperador Carlos V e aos princípes da Alemanha. Nesse episódio, Lutero foi instado a retratar-se com Roma para que sua comunhão com a Igreja Católica não fosse abalada. Nesse dia, depois de dois dias de debates, aonde estava em jogo a autoridade das Escrituras, Lutero exclamou: " Já que me pede uma resposta simples, darei uma que não deixa margem a dúvidas: A não ser que alguém me convença pelo testemunho da Escritura Sagrada ou com razões decisivas, não posso retratar-me. Pois não creio na infalibilidade do Papa, nem dos concílios, porque é manifesto que frequentemente se tem equivocado e contradito. Fui vencido pelos argumentos bíblicos que acabo de citar e minha consciência está presa na Palavra de Deus. Não posso e não quero revogar, porque é perigoso e não é certo agir contra sua própria consciência. Que Deus me ajude. Amém!"

Está faltando o Amor



"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros". (Jo 13.35)

Observando os últimos noticiários percebi que a maioria das notícias estão ligadas a violência, ódio, ira incontrolada, revolta e principalmente falta de amor. Recentemente fomos surpreendidos pela morte de um pai de família que por não abrir a janela do ônibus foi brutalmente assassinado por uma pequena discussão quando o ônibus passava no bairro de botafogo, aqui no Rio. E apesar de estar acostumado com este tipo de notícia, confesso que fiquei estupefato com o fato narrado. Meu coração se encheu de ira ao mesmo tempo que muitas perguntas perturbavam a minha mente e ainda some-se a isso a voz do Espírito que me fazia lembrar desse texto de João 13. Fiquei a me perguntar:


quinta-feira, 11 de março de 2010

Vamos a casa do Senhor!

"Alegrei-me quando me disseram: vamos á casa do Senhor". (Sl 122.1)

Já parou para pensar que existem diversos fatores que trazem satisfação a alma do homem. O nascimento de um bebê, a aprovação em um concurso ou faculdade, a compra de um imóvel ou automóvel, o carinho da esposa ou marido, uma palavra amorosa do filho (a), todos esses são exemplos concretos de um sentimento prazeroso de satisfação e êxtase emocional em nossa alma. Porém a Bíblia fala de uma satisfação que preenche a alma humana por completo, ou seja, em sua plenitude, e isto é a presença de Deus. Eu fico imaginando que quando Davi declarou: "alegrei-me quando me disseram vamos á casa do Senhor", ele estava na verdade dizendo que através do culto, a presença de Deus é sentida e desfrutada, e por isso devemos nos alegrar em ir ao templo.

quarta-feira, 10 de março de 2010

A prática da meditação Bíblica (Js 1.1,8)


O que é meditar?

Meditar - Ponderar, Considerar, Pensar, Refletir.

Muitas pessoas e médicos recomendam a meditação. Aliás, os orientais fazem dela um hábito constante. No entanto devemos tomar cuidado, pois a meditação que a bíblia nos recomenda não é para nos trazer um esvaziamento de mente e coração, pelo contrário, ela nos leva a enchermos nossas mentes com a mente de Deus.

A essência do evangelho - parte 3


A FINALIDADE PRINCIPAL DO EVANGELHO: A SALVAÇÃO!

 Como o evangelho salva? (1Co 15.1-4)

Paulo descreve a anatomia deste processo aqui em (1Co 15). Primeiro ele é anunciado, depois recebido, após isso ele é internalizado pela fé até ficar bem arraigado, de modo que perseveremos nele. A pessoa se apega a ele, fazendo do evangelho o fundamento de sua vida. Dessa forma, ao continuar confiando nele, ela vai sendo salva, caso mantenha a condição de se apegar à mensagem que foi anunciada e de não mudar de rumo abraçando outras propostas supostamente interessantes chamadas de “evangelho”. Veja que Paulo foi enfático: “por ele também sois salvos”, ou seja, só existe um evangelho verdadeiro e não outro pelo qual possamos ser salvos.

Porque somente o evangelho verdadeiro salva?

terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto André

"Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)" (Jo 1.41)

Um dos temas preferidos da igreja evangélica brasileira é a evangelização. Por evangelização se entende que é a comunicação do evangelho, a "boa notícia" da parte de Deus que anuncia o perdão dos pecados e uma vida nova pela fé em Cristo Jesus. É comum que igrejas ou agências missionárias evangélicas realizem campanhas evangelísticas, movimentos de música e arte em prol da evangelização e etc. Muito material evangelístico tem sido produzido, como filmes, folhetos, dramatizações, músicas e muito mais. O problema é que nem sempre a igreja enxerga que não há evangelização completa sem discipulado. Não basta somente entregar um folheto a uma pessoa e convidá-la para ir a igreja para que ela receba Jesus, é de suma importância conscientizá-la que ela precisa entrar em um processo sério de discipulado cristão. E nós precisamos levá-la a isso.

Três passos em direção ao milagre

"Tendo o mestre-sala provado à água transformada em vinho..." (Jo 2.9)

O milagre se vive e não se explica, e é por isso que milagre é um fato extraordinário que acontece em nossa vida mediante a nossa fé. A maioria das pessoas senão todas sempre possuem um desejo de receber um milagre independente de credo, raça, cor ou religião. Contudo nós precisamos olhar para a Bíblia e saber que ela em vários textos nos ensina como recebermos os milagres de Deus para nossa vida. Quando olhamos para o texto de (João 2), nós encontramos Jesus realizando o primeiro milagre de seu ministério em uma festa de casamento. O que aconteceu foi que o vinho tinha se acabado e deixou os noivos muito preocupados, pois isto era falta de hospitalidade com os convidados.

segunda-feira, 8 de março de 2010

A essência do evangelho - parte 2

ENTENDENDO A ESSÊNCIA DO EVANGELHO

Cristo morreu pelos nossos pecados – Pecado é a transgressão da lei (1Jo 3.4), pecado é separação entre nós e o nosso Deus (Is 59.2), e a bíblia ensina que a penalidade para o pecado é a morte tanto espiritual quanto física (Rm 6.23). E a bíblia ensina mais, ela nos revela que todos pecaram, e distituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23), não há um justo sequer, pois todos estão debaixo do pecado disse Paulo em (Rm 3.9,10). E se você quiser ver um retrato da humanidade imersa no pecado, basta olhar para Romanos 1 a partir do versículo 18. Vemos então que o homem contraiu uma dívida com Deus impagável pelo pecado, estando debaixo de maldição e sendo condenado a morte. A pergunta então é: Como salvar o homem da condenação eterna?

A resposta do próprio Deus foi: através do próprio homem, não um homem qualquer, mas propriamente o FILHO DO HOMEM, o FILHO DE DEUS, o único homem sem pecado. Apenas a morte de alguém sem pecado poderia expiar o pecado. Paulo em (Rm 5.12-21) nos explica exatamente isso. “Ele diz que por um só homem, entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, entrou a morte, e por isso a morte passou a todos os homens porque todos pecaram” (Rm 5.12). Neste mesmo texto ele vai dizer que Adão era figura daquele que havia de vir (Rm 5.14), e aquele que havia de vir, isto é o segundo Adão (Jesus), viria como homem sem pecado para nos conceder da sua graça abundante (Rm 15.15), e aí ele vai nos revelar algo tremendo no versículo 17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só (homem), a saber, Jesus Cristo”.

sábado, 6 de março de 2010

Que Deus é esse?

"O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos. Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl 1.26,27).

Refletindo por um instante debruçado na Bíblia me peguei a pensar: Que Deus é esse?

Creia em Jesus como Deus verdadeiro

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. (1Jo 4.1-6)

Existem muitos evangelhos sendo pregado nos dias de hoje, tantos, que até fica difícil para alguém ter que escolher um dentre tantos. Isso acontece devido ao surgimento de muitos falsos profetas nos dias de hoje, que movidos pelo espírito do anticristo disseminam heresias destruidoras a fim de confundir e desviar se possível os eleitos de Deus.


sexta-feira, 5 de março de 2010

A essência do evangelho - parte 1

O QUE É O EVANGELHO?

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem porém não crer será condenado” (Mc 16.15-16).

Literalmente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem). Esta palavra inicialmente significava uma recompensa dada a um mensageiro por entregar as boas-novas e depois veio a designar a própria mensagem (a boa mensagem, a boa notícia). A palavra grega "euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" para a língua portuguesa. A palavra ocorre por volta de 108 vezes no Novo Testamento, nenhuma das quais significa algo menos que “redenção consumada” em Cristo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Quem são os sete bem-aventurados do Apocalipse? (Mateus 5.1-12)

O que é ser um bem-aventurado?


O termo grego "makários" é traduzido por bem-aventurado no Novo Testamento para descrever o estado de pessoas muito felizes, pessoas benditas, pessoas abençoadas.


Quem são os bem-aventurados?

Os bem-aventurados do Sermão da Montanha são apresentados por Jesus Cristo como sendo os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça. A esses bem-aventurados é que Jesus profere bênçãos como dom da graça divina, e então ele diz que esses: possuem o reino dos céus (por 2 vezes), serão consolados, herdarão a terra, serão fartos, alcançarão misericórdia, verão a Deus, serão chamados filhos de Deus.


Os bem-aventurados são os filhos de Deus!

quarta-feira, 3 de março de 2010

A oração eficaz (Tg 5.16)


Você sabia que para o profeta Samuel, era pecado contra Deus não orar pelo povo? Veja o que diz (1Sm 12.23) - "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito". A oração e o ensino profético estavam tão arraigados no ministério daquele homem de Deus, que sua omissão a tais coisas, o levava á consciência de pecado.

A palavra de Deus nos ensina que a prática de súplicas, orações, intercessões, e ações de graças é coisa boa e aceitável diante de Deus, nosso salvador (1Tm 2.1,3).

Quando a prosperidade é divina

"Propôs-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar". (2Cr 26.5)

É fácil o ser humano associar prosperidade à riqueza. As propagandas de televisão, o marketing agressivo dos consórcios, os programas que presenteiam as pessoas com inúmeros bens nos revelam isso. As pessoas de um modo geral associam o ter ao ser, quando na realidade o "ter" nem sempre significa o "ser". Pare pra pensar numa pessoa bem rica com muitas posses, mas que devido a uma enfermidade vive na cama sem poder gozar de seus bens, isso é ser próspero? Pense agora nesta mesma pessoa, passando pelo mesmo problema, sendo amada pelo que é, e não pelo que tem, vivendo rodeada pelos filhos, amigos e parentes, podendo viver através deles tudo o que tem. Talvez agora possamos enxergar melhor e dizer que esta pessoa é próspera sim!

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...