segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Deus que balança o barco

Baseado em Jonas - capílulo 1

Vontade – capacidade de escolha, capacidade de decisão.

Existe um ditado muito conhecido que diz: “vontade é coisa que dá e passa”, mais isto pode ser uma verdade do ponto de vista humano. Porque do ponto de vista de Deus, vontade é coisa que dá e permanece (Sl 115:3) diz: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.” 


A Bíblia é enfática em nos revelar que tanto a vontade de Deus, quanto a Palavra de Deus, são imutáveis, ou seja, não mudam. A bíblia diz mais a respeito da vontade de Deus, em (Rm 12:2) diz que: “nós devemos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Em (1Rs 9:4,5) nós encontramos Deus respondendo a oração de Salomão depois que ele acabou a construção do templo (leia o que Deus disse a ele). O nosso maior exemplo Jesus em (Mt 6:10), ele ensina os discípulos a orar dizendo: “venha o teu reino, faça-se a tua vontade assim na terra como no céu.”

O próprio Senhor Jesus (como homem), tinha prazer de fazer a vontade do Pai, daquele que o enviou (Jo 8:29) “ E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”.

Então mediante essas declarações bíblicas, nós podemos tirar algumas conclusões:

1º): A vontade de Deus tem uma característica própria, ela sempre é: boa, perfeita e agradável.

2º) Percebemos também que, fazer a vontade de Deus sempre será a melhor decisão que possamos tomar. E isto em qualquer circunstância!

3º) Percebemos também que quem se esforça por cumprir a vontade de Deus, como Jesus fazia, atrai para ele as bênçãos que Deus tem.

4º) Percebemos também que mesmo que não queiramos fazer a vontade de Deus, ela não vai mudar ao nosso respeito. E nós também com a nossa razão, vontade, orações, e murmurações, não a mudaremos. Não adianta, Deus é Deus e faz tudo como lhe agrada! Deus mesmo faz aquilo que ele resolveu fazer!

Sabendo de tudo isso, deixa eu lhe fazer uma pergunta, que eu me faço vez por outra: Será que eu estou fazendo a vontade de Deus? Por que nós sabedores de tudo isso não fazemos a vontade de Deus?

No texto citado, nós encontramos o profeta Jonas negando a vontade de Deus para a sua vida, como muitos de nós fazemos. Só que negar a vontade de Deus traz algumas conseqüências sobre a nossa vida, e é fácil observar alguns fatos que acontecem na vida daqueles que não querem fazer a vontade de Deus, vamos observá-los, porque isto pode estar acontecendo com você:

1)      Quem não faz a vontade de Deus, tem atitudes de auto-suficiência (Jn 1:3)
2)      Quem não faz a vontade de Deus, vive em um estado de letargia espiritual, ou seja, está em um profundo sono espiritual (Jn 1:6).
3)      Quem não faz a vontade de Deus, fica desfigurado da imagem do Pai (Jn 1:8)
4)      Quem não faz a vontade de Deus, traz preocupações e angústias para quem está ao redor dele (Jn 1:11-12)
5)      Quem não faz a vontade de Deus, percebe que a vida se torna tempestuosa, não se enxerga nada, não sabe para onde está indo (Jn 1:12)

Será que a sua vida está igual a de Jonas, fora da vontade do Senhor. Que possamos declarar como Davi: “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu, dentro do meu coração, está a tua lei” (Sl 40:8)

Não se esqueça: Só entrará no céu aquele que fizer a vontade do Senhor em vida. “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mt 7:21)

Que Deus te abençoe rica e abundantemente, 

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...