quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ele trabalha para aquele que Nele espera


“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera". (Is 64.4)

Esperar, esperar e esperar! Essa tem sido a rotina de muitas pessoas que trabalham em direção a realizações pessoais, profissionais, sentimentais e seja de que área for. Todos aqueles que almejam sucesso na vida, realizações pessoais, feitos memoráveis, precisam aprender a esperar o tempo necessário para colher daquilo que estão plantando hoje.
O grande fator de insucesso para muitas pessoas, têm sido o fato de não saberem esperar pela hora da colheita, pela hora da vitória, pela hora do triunfo. Muitos se esforçam, trabalham, plantam, mais quando vai chegando a hora da vitória elas desistem por não mais aguentarem esperar. É fato que numa sociedade materialista, consumista e imediatista, a palavra esperar não faz parte do vocabulário, do dicionário, nem da agenda diária de ninguém. Porém sem este item obrigatório de vivência, ninguém consegue desenvolver projetos, colocar metas em fase de execução e muito menos completar realizações em diversas áreas da vida.

Alguém já disse que: “Quem espera sempre alcança” e eu penso que o contrário disso também é verdade, quem não sabe esperar, nunca alcança.

E quantas não são as pessoas que tem sido derrotadas pelo tempo de espera, por uma ansiedade doentia gerada pela espera, por uma insegurança incontrolável gerada pela espera. Portanto, irmãos se quisermos vitória na vida da parte do Senhor, se quisermos alcançar feitos memoráveis e realizações, precisaremos esperar, mas não somente esperar pelos frutos de nossos feitos, precisaremos aprender a esperar principalmente em DEUS! Esperar em Deus!

Esperar em Deus é muito diferente do que esperar por alguém ou por algo. Esperar em Deus é acreditar que ele é Senhor do tempo, que ele controla cada circunstância da nossa vida fazendo com que elas convirjam para sua própria vontade. Esperar em Deus não é ter uma esperança passageira, e sim uma esperança que é eterna. Esperar em Deus é acreditar na sua providência (que é o meio pelo qual Deus governa todas as coisas no universo).

Precisamos entender que esperar em Deus pela fé nem sempre se traduz em um caminho de sucesso, pelo contrário, muitas vezes esperar em Deus de verdade traduz-se em sofrimento, aflição e perturbação. No entanto, essa espera é a melhor espera, é a mais recompensadora e vitoriosa.

“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. (Sl 42.5)

Quando colocarmos em mente que a chave para o sucesso de muitas realizações em todas as áreas de nossa vida é esperar em Deus, de fato seremos vitoriosos e bem-sucedidos em nossos feitos.

No texto que lemos nós encontramos o profeta Isaías descrevendo como Deus age na vida dos que esperam nele: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera". (Is 64.4)

Impressiona-me neste texto a forma como Isaías revela Deus, como ele o descreve no quesito soberania. Isaías expressa que: "desde os remotos tempos não se ouviu, nem se viu um Deus como nosso Deus. Um Deus que é fiel, um Deus que é justo, um Deus que é misericordioso, um Deus que é zeloso, um Deus benigno, um Deus santo, um Deus bom. Ele na verdade está falando em alto e bom som que não existe no universo, não existe na terra, não existe nos mares, nos ares, um Deus tão soberano e majestoso como o nosso Deus, o Senhor dos Exércitos. E ele ainda diz que este Deus que tem todos esses atributos, sim esse Deus! é ele mesmo, é ele em pessoa que TRABALHA PARA AQUELE QUE NELE ESPERA!

Quantos projetos nossos não se realizaram, porque não soubemos esperar em Deus? Quantos feitos não aconteceram em nossas vidas, porque não soubemos esperar em Deus? Aliás, vamos perguntar ao nosso coração: Porque você não gosta de esperar em Deus?

Irmãos, nós não gostamos de esperar em Deus, porque nós não cremos na verdade revelada por Isaías: “Deus trabalha para aquele que nele espera!”. Se tivéssemos fé suficiente para acreditarmos que enquanto esperamos, Deus está trabalhando (trabalhando firme), Deus está se movimentando em nosso favor, Deus está determinando atos ao nosso favor, nós alcançaríamos muitas metas, nós realizaríamos grandes feitos pela fé, nós completaríamos muitos planos, e finalizaríamos muitos projetos.

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR”. (Sl 27.14)

O salmista aqui nos revela mais verdades sobre esperar em Deus. Ele diz que para esperar em Deus se faz necessário bom ânimo e o fortalecimento do nosso coração. Muitas vezes por não vermos as promessas de Deus se cumprindo, a benção de Deus demorando, os problemas se avolumando, as tribulações se agigantando sobre nós, perdemos o ânimo em esperar em Deus e nos enfraquecemos na fé. Muitas vezes o espaço de tempo entre a nossa oração, a vontade de Deus e sua resposta é demorado, e isso faz com que nós tenhamos uma falsa impressão de que Deus deixou de trabalhar em nosso favor, e isso nos traz desânimo e enfraquecimento. Mas, o salmista é enfático em dizer tenha bom ânimo, e fortaleça o teu coração. Recobre ânimo, e renove sua esperança e fé no Senhor, e isso o fará esperar um pouco mais.

Portanto, diante desta palavra reveladora de Deus para nós, nós precisamos tomar uma posição, uma atitude de fé e de fato passar a acreditar que enquanto nós estamos esperando em Deus, Deus está trabalhando em favor de cada um de nós! Se você já acredita nisso, glória a Deus, mas se você não acredita, passe a acreditar. Porque Deus quer realizar através de você e em você grandes coisas na sua vida. Mas, sem fé é impossível agradar a Deus, e sem espera muitas vezes é impossível Deus fazer a sua vontade.

“Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo”. (Sl 33.20)

Se hoje você tem colocado propósitos diante do Senhor em oração, e tem esperado um milagre, continue esperando! Não desista de trabalhar em direção aos seus alvos, não desista de perseverar, não desista de orar, ainda que pareça que Deus está calado, ainda que pareça que os céus estão fechados, ainda que dê a impressão que Deus não está movendo uma palha. Saiba que é só impressão!  Deus continua trabalhando a teu favor, Deus continua te ouvindo, e enquanto Deus te ouve, ele trabalha, e trabalha muito, move céus e terra só para nos abençoar! Mas, a espera se faz necessária, muitas vezes o calar-se na espera é necessário, muitas vezes somente agradecer na espera é necessário.

Nós não gostamos de esperar nada na vida, não é verdade? Mas lembre-se que quem espera em Deus é diferente. Deus realmente trabalha para os que nele esperam, ele opera enquanto não vemos, ele age sem que ninguém o impeça, ele realiza o impossível sem que os homens entendam. ELE É O NOSSO DEUS, INCOMPARÁVEL, ETERNO E INFALÍVEL. 

Quem sabe você esteja cansado e exausto na espera, como o salmista demonstrou no Salmo 27, quem sabe sua alma esteja bem abatida como o salmista externou no salmo 42, mas saiba que quem espera em Deus renova suas forças, são ágeis e fortes como as asas da águia, possuem a capacidade de correr sem se cansar, de caminhar sem a exaustão, é o que nos garante a Palavra de Deus.

 “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. (Is 40.31)

Creia! Deus está trabalhando por ti, Deus está trabalhando por mim, Deus está trabalhando em favor desta igreja, Deus está trabalhando para o Brasil, Deus está trabalhando por nós!

“Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. (Lm 3.25)

É bom lembrar: Não é o que você espera, e sim em quem você espera que faz a diferença em sua vida. Espere em Deus que sempre tem o melhor para nós.

Ele trabalha para aquele que Nele espera!


Bendito seja o Evangelho,
Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...