terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto André

"Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)" (Jo 1.41)

Um dos temas preferidos da igreja evangélica brasileira é a evangelização. Por evangelização se entende que é a comunicação do evangelho, a "boa notícia" da parte de Deus que anuncia o perdão dos pecados e uma vida nova pela fé em Cristo Jesus. É comum que igrejas ou agências missionárias evangélicas realizem campanhas evangelísticas, movimentos de música e arte em prol da evangelização e etc. Muito material evangelístico tem sido produzido, como filmes, folhetos, dramatizações, músicas e muito mais. O problema é que nem sempre a igreja enxerga que não há evangelização completa sem discipulado. Não basta somente entregar um folheto a uma pessoa e convidá-la para ir a igreja para que ela receba Jesus, é de suma importância conscientizá-la que ela precisa entrar em um processo sério de discipulado cristão. E nós precisamos levá-la a isso.

O discipulado cristão se dá por pelo menos três agentes:

1) O discipulado começa pelo novo nascimento por ação do Espírito Santo com o intuito de formar o caráter de Cristo no discípulo

2) O discipulado é incrementado e trabalhado por um ensino sério e aplicado na palavra de Deus, que leva o discípulo a ser doutrinado

3) O discipulado se desenvolve com a prática da palavra na vida do discípulo de Cristo, fazendo com que ele dinamize sua vida cristã

O contexto de (Jo 1.35-42), nos mostra João Batista dizendo aos seus discípulos que Jesus é o cordeiro de Deus, e mediante a isso eles o seguem. Um dos que o seguiram foi André irmão de Simão Pedro. Este realmente desde o princípio de seu ministério entendia que a evangelização é completa somente com discipulado, pois a bíblia diz que André assim que encontrou seu irmão disse: "Achamos o Messias" (vs 41). Porém o versículo seguinte (vs 42) diz: "e o levou a Jesus". André não somente proclamou uma boa notícia a seu irmão, mas também o levou a Jesus. E o ato de levá-lo a Jesus significa para nós discipulado. André não somente falou a seu irmão a respeito de Cristo, mas também o levou a ele.

Quantas pessoas temos falado de Cristo? Muitas. Porém, quantas nós levamos a Cristo? Quantas nós levamos para se identificarem e se firmarem com Cristo? Quantas que falamos de Cristo estão sendo discipuladas por nós ou pelos ministérios de nossa igreja?

Precisamos nos conscientizar que não basta evangelizar, é necessário que cada um de nós se comprometa em ser discípulo e fazer discípulos "ensinando-os a guardar todas as coisas que Jesus nos ordenou" (Mt 28.20).


Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...