segunda-feira, 17 de maio de 2010

Crentes nobres ou alienados?

                     
 "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica..." (At 17.11)

Impressionante como este texto fala ao nosso coração. Parece-me que ao examiná-lo sinto o cheiro de tinta fresca, como se tivesse acabado de ser escrito pelo (Dr.Lucas). Digo isto porque vivemos os últimos dias, e nesses últimos dias temos visto tantas bobagens ligadas ao evangelho, existe evangelho para tudo, o evangelho da prosperidade, da facilidade, da troca, da porta larga, o evangelho do legalismo sem graça, em fim irmãos, temos sido bombardeados com tantas fábulas e palavras e coisas dos homens. E não são poucos os crentes que aceitam este tipo de evangelho. E o aceitam Por quê? Porque não querem ter o cuidado de examinar as escrituras como Jesus disse em (Jo 5.39). São pessoas que até possuem uma grande fé em Deus, são pessoas que demonstram ter uma grande força de vontade para servir a Deus, mas são pessoas que não possuem nobreza alguma. Já que para sermos crentes da maior nobreza, precisamos ser como os crentes de Beréia.


A palavra nobre significa: Ilustre, Célebre, Elevado, Sublime. E era exatamente isso que os crentes de Beréia eram. Possuíam uma alta capacidade de compreensão das coisas de Deus, tinham a lei de Deus escrita na tábua do coração deles, jamais deixavam de confrontar as coisas que aconteciam no mundo com a Bíblia, eram ávidos por conhecer mais e mais de Deus no seu dia-a-dia. Jamais se desviavam da palavra! Por isso eram nobres diante de Deus e dos homens, crentes sublimes nas coisas de Deus, ou seja, eram quase perfeitos naquilo que faziam por Deus e para Deus. Crentes ilustres, ou seja, célebres, crentes que se distinguiam dos outros por possuírem qualidades dignas de louvor. Eram elevados, pois possuíam um alto conhecimento de Deus na teoria e na prática. Até mesmo a pregação de Paulo e Silas foi questionada por eles, para saber se a Bíblia assim dizia. Veja que nobreza!

Não é difícil nos dias de hoje ver as pessoas aceitando qualquer tipo de pregação, qualquer tipo de evangelho. Por quê? Porque não são nobres, aceitam qualquer coisa barata que se venda, principalmente se vier de um pastor de renome no meio evangélico. Hoje em dia, os crentes e leigos estão perdendo a nobreza diante de Deus. Porque hoje em dia as pessoas querem é ver seus problemas resolvidos por Deus, não importa como, se com campanha, com práticas pagãs, com coisas afins, isto não importa, importa é ter tudo resolvido. E isto torna esses crentes em alienados, sem nobreza alguma. Mais os bereanos eram diferentes; "examinando as escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim".

Hoje em dia a maioria dos crentes não examinam mais a pregação, não questionam práticas afins nos púlpitos, e também certas aberrações evangélicas, isto porque não são nobres, sublimes, célebres, ilustres e elevados.

Que tipo de crente é você? Um crente bereano (nobre) ou um crente alienado (sem nobreza)

Que possamos parar para refletir e para nos perguntar: Qual é o nosso grau de nobreza diante de Deus? Se é que podemos nos considerar Crentes Nobres.

Que o Espírito Santo possa nos fazer nobres na sublime tarefa de imitarmos nossos irmãos bereanos!

Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

Pr. Flavio Muniz

3 comentários:

  1. Paz seja contigo

    Realmente em alguns momentos parece que os crentes se mudaram de beréia para Sodoma e Gomorra. Mas eu flgo em saber que o sr. não descuida da palavra e evoca a memória estes padrões de crentes.

    Deus o abençoe e frutifique nesta Graça

    Seja bem vindo em meu blog e que possa lá também ser edificado na Palavra.

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    nicodemos

    ResponderExcluir
  2. Paz de Cristo!
    Sou grato demais a Deus por fazer parte dessa familia, desse corpo.

    "Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor." - Efesios 4:16

    A palavra é uma das expressões mais lindas do Amor de Deus por nós e é através dela que devemos nos achegar mais a Deus(Claro que ela é mais um instrumento entre muitas outras formas)!

    Enfim, Louvo a Deus e agradeço de todo o coração por ter Homens Santos nos guiando e nos ensinando a verdade sobre a palavra de Deus.

    "porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens {santos} falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." 2Pedro 1:21

    Graça e Paz Querido!

    ResponderExcluir
  3. Não é comum vermos mensagens deste tipo nos dias atuais sendo pregadas nos pulpitos das igrejas da pós-modernidade. Pensei que essas mensagens já estavam em "extinsão",,ou que já haviam jogado a "forma" fora. É momento de fazermos muita reflexão do cristianismo vivido nos dias de hoje, e clamar ao Senhor para ter misericóridia de nossas vidas.
    Deus abençõe pela mensagem!
    Paz,,Léo

    ResponderExcluir

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...