quarta-feira, 23 de março de 2011

A verdade do arrependimento - parte 1

Leia: (At 2.38; At 3.19)

Existem muitas mentiras neste mundo a respeito de salvação e vida eterna, as quais de tanta repetição passam a soar como verdade. Existem mentiras a respeito de Deus e da vida eterna, que soam como verdade, mas estão aí para enganar a quem se deixar levar por elas. Talvez você seja alguém que está vivendo e se relacionando no campo da religião debaixo de mentiras. Quero destacar algumas dessas mentiras:


1 – A mentira de que a voz do povo é a voz de Deus

Essa frase é um ditado popular, mas é mentira. É antiga, mas é mentira. Ela é até cultural, mas é mentira. Se você acha que onde existem mais pessoas concordando entre si sobre alguma coisa, que ali está a razão, você está enganado. O texto de Isaías nos confirmar isso. É Deus falando através do profeta e dizendo: "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. (Is 55.8).

Definitivamente a voz do povo não é a voz de Deus!

2 – A mentira de que Deus não castiga porque é amor

Essa mentira já possui um pouco mais de "teologia". Você abre a Bíblia e descobre que Ele é realmente amor. No entanto o amor de Deus não é um amor descompromissado com outros dos seus atributos como: justiça, retidão, santidade etc. Então essa idéia mentirosa de que Deus é amor somente, que parece até exaltar a Deus, pode afastar você d'Ele. Quando você acredita que pode continuar fazendo o que bem entender, sem ter um relacionamento legítimo com Deus, que não vai lhe acontecer nada porque "Deus é amor", você estará vivendo uma mentira. Veja o que diz Paulo em (2Ts 1.6-9 Nvi). “É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder”.

Deus é amor, mas Ele também é justo, é reto, é santo, é fogo consumidor. A Bíblia fala de um Deus que ama, mas que castigará os desobedientes no tempo certo exatamente porque ama retamente.

3 – A mentira de que todos serão salvos um dia

Essa idéia de que todos serão salvos é chamado na teologia de "universalismo" ou “doutrina da salvação universal”. Ela seria muito bonita se não fosse mentira; dizer que todos os seres humanos serão salvos, não importando a fé pelo arrependimento de pecados, não importando a regeneração, não importando um viver em obediência ao Senhor, realmente é uma mentira. (Mc 15.16) - "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". Só existem dois destinos para os seres humanos após a morte: o céu e o inferno, e não adianta tentar distorcer a Palavra para tentar fazer com que Deus pareça bom. Ele é bom! Não precisamos tentar melhorar a imagem de Deus. Ele é o que é, pois Ele diz em sua Palavra: “Eu sou o que sou”.

4 – A mentira de que a salvação se consegue fazendo o bem

Essa mentira diz que você pode errar, pode pecar como qualquer ser humano, mas se você parar em algum momento da sua vida e começar a fazer o bem, você estará salvo da ira de Deus, do dia do Senhor. Esta é a chamada, “salvação pelas obras”. A melhor mentira é aquela que é "meia mentira". E essa cumpre este requisito. Quem vai negar que a Bíblia espera que o cristão faça o bem? Claro que é bom fazer o bem. Mas não é através de boas obras que se consegue a salvação. Veja o que a Bíblia diz: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie". (Ef 2.8-9). Não há nada que você e eu possamos fazer para merecer a salvação. Seremos corretos e bons porque já somos salvos e não para sermos salvos.

De fato existem muitas mentiras no mundo a respeito da salvação, mas eu e você precisamos ser libertos dessas mentiras pela verdade da Palavra de Deus! Existem pessoas que estão presas espiritualmente falando, porque estão baseando a sua vida espiritual em mentiras. Talvez você tenha passado grande parte da sua vida acreditando em algumas mentiras, como essas que acabamos de citar. Quem sabe você está dentro da igreja, ouvindo mensagens, compartilhando da mesa do Senhor, da comunhão dos santos, e continua vivendo debaixo dessas mentiras.

Neste dia, eu gostaria de convidar você a ouvir o que a Bíblia, o que o Evangelho, tem a dizer sobre arrependimento, porque é isto que vai fazer você ser liberto dessas mentiras. A verdade vai te libertar! É a doutrina do arrependimento que ampliará a nossa visão de salvação divina e confirmará a certeza de nossa salvação em Cristo Jesus.

Continua na parte 2

Pr. Flavio Muniz









Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...