sábado, 11 de junho de 2011

Cumpramos a lei de Cristo - parte 2

1 – O evangelho nos conduz a liberdade, porém não devemos pecar por termos adquiridos essa liberdade (Gl 5.1,13).

Paulo nos diz em coríntios: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co 6.12) e ele repete esse mesmo texto com outras palavras: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam”.


Ouça queridos, todo cristão antes de pensar, falar ou agir, deveria se perguntar: isto convém? Isto me levará a uma dependência colocando Deus em segundo lugar na minha vida? Isto me edifica em que ou para que? A pessoas que pecam porque justamente não fazem esta auto-análise,e aí pecam na primeira vez, e isto as leva a uma dependência, são dominadas completamente, porém sabem que isto não convém e nem é edificante.

A liberdade que Deus nos concedeu é para glorificá-lo e exaltá-lo em todas as coisas e não para pecarmos. Isto significa que eu sou livre, mas minha liberdade não pode me levar a pecar, quanto mais ferir a consciência do meu irmão e escandalizá-lo.

2 – Quem peca pela liberdade que tem, deve ser corrigido pela igreja (Gl 6.1)

Não é porque alguém foi fraco e pecou que eu devo como espiritual que sou, tratá-lo só com um amor fraco e desprovido de correção. Não! Eu devo sim corrigi-lo, na certeza de que também sou pecador e posso infringir no mesmo erro. No entanto, minha correção deve ser falando a verdade em amor com espírito de brandura e não de qualquer jeito. Exemplo: o irmão que possuiu a madrasta (1co 5.1,2/2co 2.5-11)

3 - Cada um deve levar o seu próprio fardo, porém não deve se esquecer de ajudar o outro caso se julgue espiritual (Gl 6.2-5).

Paulo é claro em afirmar aqui que a Lei de Cristo é cumprida quando levamos as cargas uns dos outros, quando ajudamos o irmão a se desvencilhar do peso do pecado e de sentimentos que incomodam a alma. No entanto isso deve ser feito com humildade e serviço cristão, ele mesmo disse: “antes, sede servos uns dos outros pelo amor”. Caso alguém queira ajudar o outro a carregar o seu fardo pensando que ele é mais espiritual porque está conseguindo levar o seu, e o do outro, pode estar se enganando e demonstrando na realidade que é carnal, pois não possui tal capacidade. No entanto, se alguém se dispuser a ajudar o outro a se desvencilhar do pecado, olhando para si e verificando que vive e anda no Espírito, que assim o faça, pois a bíblia diz em coríntios que quem se julga não é julgado por ninguém.  Na verdade quem não ajuda o outro a carregar o seu fardo já coloca a sua carnalidade á mostra e não está cumprindo a lei de Cristo.

4 – Aquele que recebe a ajuda para carregar a sua carga, deve compartilhar de suas lutas e vitórias para aquele que o está instruindo e ajudando (Gl 6.6)

Não adianta procurarmos ajuda para o carregamento do nosso fardo, se o tempo se passa e não compartilhamos mais das coisas que se sucederam. Precisamos posicionar aquele que nos está ajudando para que ele possa continuar a nos orientar, corrigir e repreender se for necessário. Isto se chama transparência e mutualidade cristã.

5 – Tudo o que semeamos, nós colhemos (Gl 6.7,8)

Ajudar o irmão que está sentindo o peso do pecado é cumprir a lei de Cristo. A Bíblia diz em (1Pe) que devemos ter amor intenso um para com o outro, pois o amor cobre multidão de pecados. No entanto, ajudar aquele que sempre está semeando coisas erradas e não se conserta, é tomar o lugar da disciplina do Senhor. Paulo foi claro em dizer que aquele que semeia para carne, colherá corrupção. Se continuamos a semear na carne, dela colheremos sempre corrupção, estaremos sempre herdando a corrupção. O que pede ajuda deve se levantar e se conscientizar que deve semear no Espírito para dele colher virtudes, crescer espiritualmente e principalmente herdar a vida eterna.

6 – O cristão tem o dever de sempre fazer o bem (Gl 6.9,10)

Tiago nos diz que aquele que sabe que tem que fazer o bem e não o faz, nisso está pecando (Tg 4.17). A bíblia diz em (Pv 11.27): “Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá”. Paulo também escreveu sobre isso em (Rm 12.17): “Não torneis a ninguém mal por mal, esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens.”

Queridos no contexto de Gálatas 6 fazer o bem é se colocar a disposição do irmão, fazer o bem é ouvir o pecado do irmão e ajudá-lo no intuito de levá-lo ao arrependimento, fazer o bem é se colocar como amigo para corrigir o irmão com brandura e perdão, fazer o bem é ajudar o irmão com a carga que ele possui, fazer o bem é encorajar o irmão que vive um momento de fraqueza e limitação, fazer o bem é compreender o irmão em seus momentos de conflitos com relação a fé. Se somos da família da fé não podemos deixar de fazer o bem, pois no tempo certo colheremos os frutos e assim também não desfaleceremos em nada. 

Em (Mt 5.17) Jesus disse que não veio revogar a lei ou o ensino dos profetas, pelo contrário ele veio cumprir! Para Jesus isso incluía o amor (Mt 5.38-42;43-48).

Jesus cumpriu a lei no sentido de completar a sua revelação parcial, já que pela lei ninguém é justificado e sim pela fé em Cristo.

Se temos fé em Cristo precisamos cumprir a lei, e o cumprimento da lei começa e termina pelo amor (Rm 13.10) – “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”.

Eu termino dizendo a você:

1 – Você tem liberdade em Cristo, faça bom uso dela e não peque
2 – Se pecar pela liberdade, aceite ser corrigido, isso também é amor
3 – Leve seu próprio fardo, mas não esqueça de ajudar o irmão ao lado, ele pode estar precisando de você
4 – Compartilhe suas lutas e vitórias com aquele que o está ajudando com sua carga
5 – Quem semeia, também colhe! Portanto semeie no Espírito e não na carne
6 – Não esqueça! Quem não faz o bem podendo fazer está pecando

CUMPRA A LEI DE CRISTO!

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...