segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cinco lições práticas para uma vida cristã autêntica - parte final


3ª Lição – Humildade e arrependimento sempre trazem livramento (2Cr 12.6-7,12)




“Então, se humilharam os príncipes de Israel e o rei e disseram: O SENHOR é justo. Vendo, pois, o SENHOR que se humilharam, veio a palavra do SENHOR a Semaías, dizendo: Humilharam-se, não os destruirei; antes, em breve lhes darei socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém, por intermédio de Sisaque. Tendo-se ele humilhado, apartou-se dele a ira do Senhor para que não o destruísse de todo; porque em Judá ainda havia boas coisas”.


Quando somos avisados por Deus de nosso mau caminho, e em nosso coração nos humilhamos e nos arrependemos, isso provoca um livramento instantâneo.

 “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”. (Sl 51.17)

Nos momentos em que falhamos, achamos que Deus está distante, sentimos vergonha, medo e culpa, achamos que a graça de Deus nestes momentos está distante, e por isso nos sentimos os mais miseráveis dos pecadores. Mais apesar de Deus ser justo e fogo consumidor, sua graça é melhor do que a própria vida. “Porque a tua graça é melhor do que a vida” (Sl 63.3)

Deus poderia permitir com aquela invasão de Sisaque, que Roboão fosse completamente destruído, mais ele viu que em Judá ainda havia coisas boas (humildade, arrependimento, temor, fé, culto, gratidão). Eles disseram: “O Senhor é Justo”.

4ª Lição – Todo pecado traz suas conseqüências (2Cr 12.8-9)

“Porém serão seus servos, para que conheçam a diferença entre a minha servidão e a servidão dos reinos da terra. Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém e tomou os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; tomou tudo. Também levou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito”.

A humildade e arrependimento trazem perdão e livramento de um mau maior, mas a conseqüência do pecado sempre existirá. A Palavra de Deus ensina que “o que o homem plantar, ele colherá”, e isso se refere também ao pecado. Embora haja humildade e arrependimento, as conseqüências do pecado são uma realidade que não tem como fugir.

Com o Jugo do Egito sobre Judá, Deus estava dizendo a Roboão: “era melhor você ter me obedecido, isto seria sábio e prudente, agora eu vou fazer você e todo povo obedecer a Sisaque rei do Egito, pagar tributo, viver debaixo deste jugo, desta vergonha, para você aprender”. A Bíblia diz: “É melhor obedecer do que sacrificar”. Exemplo: O crente e o mundo.

5ª Lição – A substituição não gera restauração (2Cr 12.10-11)

“Em lugar destes fez o rei Roboão escudos de bronze e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que guardavam a porta da casa do rei. Toda vez que o rei entrava na Casa do SENHOR, os da guarda vinham, e usavam os escudos, e tornavam a trazê-los para a câmara da guarda”.

Depois da divisão do Reino e a invasão de Sisaque, o rei perdeu tudo o que era precioso na casa de Deus. E entre os objetos de grande valor que perdeu, achava-se os "escudos de ouro da Casa Real". Os escudos fora Salomão que os mando preparar (1Rs 10.16,17). Eram 200 grandes revestidos com 3/600 gr cada um. Também mandou fazer mais 300 menores revestidos com 1/800gr cada um. Esses escudos serviam para saudar o rei ao entrar e sair de sua casa. Judá era uma nação teocrática. O rei era o representante de Deus. Os escudos de ouro refulgiam a Glória do Senhor naqueles momentos significativos de grandes celebrações, vitórias e bênçãos. Os escudos quando resplandecidos ao sol fazia o povo ficar inebriados diante daquele reino terreno. O rei Roboão não tinha mais os escudos de ouro, Pois eles agora estavam no Egito. Mais ele não perdeu tempo, pois os escudos de ouro eram peças importantes no reino, pois eram símbolos vívidos dos reflexos divinos. Roboão desejando os escudos de ouro e não os possuindo, mandou fazer escudos de bronze. Leia-se: substituiu a glória de Deus por qualquer coisa, estabeleceu uma aparência (o importante era a pompa e a grandeza diante do povo).

Diante da perda por causa do pecado muitas pessoas procuram substituir aquilo que se perdeu, como Roboão substituiu os escudos de ouro por escudos de bronze tentando de uma maneira inútil mascarar uma situação. Quando se perde algo por causa do pecado, a substituição não é a melhor saída.

É preciso restauração e não substituição! Só na restauração é que as coisas serão devolvidas de maneira plena. Não adianta nos escondermos, substituir um pecado por outro, mascarar um pecado ou pô-lo de lado. Se faz necessário arrepender-se, confessar e deixar. Quando as conseqüências vierem, precisamos enfrentá-las na certeza de que venceremos, pois começamos a trilhar o caminho da restauração.

Cinco lições práticas para uma vida cristã autêntica - A vida do Rei Roboão nos ensinou lições preciosas que se avaliadas e postas em prática, nos ajudarão a viver uma vida cristã sadia e autêntica, e ainda nos ajudarão a tirarmos boas notas diante do Pai.

1ª Lição – Nós não podemos deixar a Lei do Senhor (2Cr 12.1)
2ª Lição – Deus sempre tem uma palavra e um modo de nos advertir quando estamos nos afastando dele (2Cr 12.2-5)
3ª Lição – Humildade e arrependimento sempre trazem livramento (2Cr 12.6-7,12)
4ª Lição – Todo pecado traz suas conseqüências (2Cr 12.8-9)
5ª Lição – A substituição não gera restauração (2Cr 12.10-11)

Um cristão autêntico conhece o seu Deus pela Palavra, ouve a sua voz, procura fazer sua vontade, não ignora seus pecados, pois sabe que eles o incomodam, mas não o derrotam. Enfrenta com coragem e com fé seus desafios, mas conhece a hora de se humilhar e se arrepender. Não foge da responsabilidade de ser cristão mesmo temendo o fracasso e o insucesso. Possui sabedoria e prudência para reagir quando o momento assim o determina, e jamais, jamais, fica prostrado em meio as quedas porque sabe que Deus o erguerá e o sustentará.

Que possamos viver uma vida cristã bem autêntica,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...