sexta-feira, 5 de março de 2010

A essência do evangelho - parte 1

O QUE É O EVANGELHO?

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem porém não crer será condenado” (Mc 16.15-16).

Literalmente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem). Esta palavra inicialmente significava uma recompensa dada a um mensageiro por entregar as boas-novas e depois veio a designar a própria mensagem (a boa mensagem, a boa notícia). A palavra grega "euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" para a língua portuguesa. A palavra ocorre por volta de 108 vezes no Novo Testamento, nenhuma das quais significa algo menos que “redenção consumada” em Cristo.


Note que Jesus disse: “Ide, pregai o evangelho e quem crer. Crer em quê? Naturalmente naquilo que ele pregava, isto é crer no evangelho! Veja que Jesus não falou em um evangelho, em qualquer evangelho, mas ele falou no evangelho. Devemos crer exatamente neste evangelho para sermos salvos, mas para crermos neste verdadeiro evangelho, precisamos saber o que ele é e o que ele representa. Vejamos:

"Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (1 Co 15:1-4)

Nesta passagem Paulo chama atenção, por de maneira tão simples resumir o que é o evangelho, mostrando sua essência e a sua finalidade principal!

O evangelho é a boa notícia, a boa nova, a boa mensagem a respeito de Cristo, sua essência está fundamentada na revelação de que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado, e ressuscitou com a finalidade principal de trazer salvação à humanidade. E nós precisamos entender que isto foi preanunciado desde a fundação do mundo quando João nos revela pelo Apocalipse que o "Cordeiro foi morto, desde a fundação do mundo" (Ap 13.8). Observem duas coisas:


1-      A expiação de Cristo é referida como algo determinado por Deus.
2 - O princípio de sacrifício e redenção por parte de Cristo é mais antigo que o mundo.

Desde o início da criação, nós lemos como se originou esta necessidade de Cristo ter que morrer pelos nossos pecados. O homem pecou, estabeleceu sua queda, se separou de Deus, foi expulso da sua presença, e tentou de modo frustrante se esconder de Deus, cobrindo sua vergonha e culpa através de folhas de figueira por si só.

Diante disso a atitude de Deus (sacrificando um animal e derramando o seu sangue e retirando sua pele) foi antecipar a forma em que o perdão e a redenção iriam se consumar, isto apontava para um sacrifício, uma expiação substitutiva e única que iria prover proteção, cobertura, e salvação.  E porque Deus precisou sacrificar um animal? É simples, para prover proteção e salvação ao culpado e apontar para o cordeiro de Deus que iria trazer verdadeira redenção, retirando (removendo) o pecado do mundo (Jo 1.29). A Bíblia diz que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22), e por isso Jesus precisou ir para Cruz.

Veja amados, a essência do evangelho não pode ser outra: “Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou para nos trazer salvação como finalidade” é por isso que devemos proclamar esta boa notícia. 

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...