quarta-feira, 24 de março de 2010

O Remédio para a ansiedade


“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará....(Fp 4.6,7)

Ansiedade é um estado efetivo em que há sentimento de insegurança. Quem vive com ânsia, é porque vive uma pertubarção ocasionada pela incerteza, que na verdade é uma angústia ou aflição.


E um dos piores males que nos atinge nos dias atuais é justamente a ansiedade. Você já percebeu que nós estamos sempre esperando uma resposta (proposta de emprego, resultados de exames médicos etc.), já se deu conta que nós sempre estamos preocupados com alguma coisa (a conta para pagar, a saúde do filho, o casamento etc.). Você também já se conscientizou que nós estamos sempre desejando algo, e quando conseguimos o que desejamos, já surge outra coisa que queremos. Exemplo: compramos um carro, e depois queremos a casa, depois a geladeira, e depois queremos...  Isso parece até um círculo vicioso que nunca acaba. Já percebeu isso?

É lógico que devemos lutar para conquistar coisas em nossa vida e vivermos uma vida com mais conforto e tranqüilidade seja em que aspecto for. E o evangelho, nem eu, nem ninguém sensato é contra isso! Porém precisamos entender que quando os nossos desejos se tornam intensos a ponto de se tornarem doentios, isso se transforma em uma ansiedade perturbadora. E, pior que desejar como doença, é desejar coisas e não conquistá-las. Pois, a partir desse momento nos sentimos frustrados, abatidos e desanimados com a vida. Criamos em nosso coração expectativas irreais, as alimentamos e depois ficamos chorando a derrota.

A Bíblia nos orienta a não andarmos ansiosos por coisa alguma, ou situação alguma.

Jesus falou sobre isso em (Mt 6.25-34). Dentre tantas coisas que ele nos ensinou sobre isso, uma das principais seria não se inquietar com o dia de amanhã, porque o amanhã trará os seus cuidados. Mas porque não agimos assim? porque nos preocupamos com o que ainda há de vir, se ainda temos o hoje? E se cremos em Deus, porque nos inquietamos com o amanhã?

Paulo em (Fp 4.6,7) nos dá um dos remédios para a ansiedade, que justamente é orar com fé e agradecer a Deus sempre por todas as coisas. E aí quando tomarmos este remédio, algo tremendo vai acontecer - a ansiedade vai sair e vai dar lugar a paz de Cristo que excede todo entendimento. Deste instante em diante, esta paz ficará como um segurança em nossos corações, não permitindo que nenhuma inquietação entre e faça morada. Que coisa tremenda!

Pedro também nos dá uma receita para a ansiedade em (1Pe 5.7). Ele diz que devemos lançar sobre Jesus toda a nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós. Na verdade Pedro está nos aconselhando a trocar com Deus o nosso fardo pesado pelo fardo leve do Senhor. Desta forma descansamos em Deus e temos a certeza de que ele é fiel para nos suprir todas as coisas.

Você está ansioso (a) hoje? O que está lhe inquietando ou perturbando?

Confie em Deus em todo tempo, descanse no Senhor e não se preocupe com o dia de amanhã, porque o amanhã pertence ao Senhor!

Tome esses remédios hoje e seja curado pela Palavra em nome de Jesus!

Pr. Flavio Muniz


Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...