quarta-feira, 10 de março de 2010

A prática da meditação Bíblica (Js 1.1,8)


O que é meditar?

Meditar - Ponderar, Considerar, Pensar, Refletir.

Muitas pessoas e médicos recomendam a meditação. Aliás, os orientais fazem dela um hábito constante. No entanto devemos tomar cuidado, pois a meditação que a bíblia nos recomenda não é para nos trazer um esvaziamento de mente e coração, pelo contrário, ela nos leva a enchermos nossas mentes com a mente de Deus.


Benefícios da meditação

Meditar significa pensar, refletir, imaginar, ponderar, considerar algo. A meditação é um tempo para explorar a mente daquele que amamos, para descobrirmos como ele pensa, o que ele quer, e o que ele vai fazer. Quando começarmos a nos dar mais a meditação ficaremos surpresos sobre como o senhor nos falará, pois nossa agitação e nossas ocupações do dia-a-dia são inimigos da quietude, do silêncio e do tempo com deus para ouvirmos sua voz. Os salmistas falavam com frequência sobre meditar no senhor (Sl 1.2;19.4;27.4; 39.3;63.6;77.3;119.15;143.5;145.5). A palavra de Deus é a porta para a mente de deus e a meditação é a passagem principal para as salas cheias dos tesouros de Deus. A meditação é o ponto de encontro com Deus, e por isso, podemos esperar revelações, crescimento, estímulo, poder e visão para a guerra espiritual, nosso testemunho etc. (1Co 2.11-16).

Dicas para meditação bíblica

1 - Você precisa ter o seu próprio lugar para estar com Deus

Seja no quarto, sala, espaço. Você precisa entender que deus vai ao seu encontro onde você estiver. Isaque ia para o campo (Gn 24.63) Jesus ia para lugares desertos (Mc 1.35).

2 - É aconselhável o silêncio

Qualquer lugar longe da agitação, do falatório da família, do telefone, da televisão. Você precisa descobrir um lugar e um horário que seja melhor para que não possa atrapalhar sua meditação.

3 - Você precisa de autodisciplina

Para visitar seu lugar secreto todos os dias, você precisará de muita disciplina e perseverança. Seria bom anotar suas meditações e conclusões para guardar como memória. Não se esqueça de orar e pedir ao senhor que fale contigo.

4 - Trace um caminho a seguir

Leia a bíblia com devoção, pedindo a deus um caminho a seguir, um texto pelo qual você encontrará um caminho a seguir. A partir daí você poderá trilhar com segurança, e deus vai lhe mostrando e lhe revelando o que for necessário. O profeta Jeremias comeu suas palavras (Jr 15.16).

5 - Faça tudo com calma

Meditação só é praticada com calma, muita calma. Não tenha pressa. Comece a examinar a passagem que está lendo frase por frase, usando sua capacidade de imaginação para pensar, ver, ouvir, cheirar, tocar e até provar o que estiver acontecendo nas palavras. Depois ouça os pensamentos criativos e explicações exclusivas do espírito santo.

Propósitos da meditação

1 - Bendizer a Deus - Davi desejava que as palavras de sua boca e a meditação do seu coração fossem agradáveis ao Senhor (Sl 19.14).

2 - Aprender a obedecer a Deus - Josué foi instruído por Deus a meditar para aprender a obedecer, para fazer tudo de acordo com a vontade de Deus (Js 1.8).

3 - Nos fazer prosperar - tanto o salmo 1, quanto Josué (1.8) nos mostram isso.

4 - Progredir ministerialmente - Paulo instrui a Timóteo sobre isso (1Tm 4.15).

5 - Nos encher da palavra de Deus - (Cl 3.16).

Teste de meditação: medite no texto abaixo, escrevendo tudo o que você refletiu, e fazendo suas colocações pessoais sobre aquilo no qual se espelhou.

***aprendendo a meditar (Jó 23.10-12)***

Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...