segunda-feira, 22 de março de 2010

Um toque transformador!



"E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe dizendo: Quero fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.” (Mt 8.3)

Existem pessoas que se sentem tocadas por uma música romântica, ou tocadas quando estão em um lugar especial com a pessoa amada. Existem pessoas que se sentem muito tocadas quando são elogiadas no trabalho ou na família. Ainda existem aquelas que não deixam de jorrar lágrimas dos olhos quando o filho (a) fala algo ou faz algo que orgulha os seus corações.


Não podemos nos esquecer que na vida existem coisas que nos tocam o coração, a mente, a alma, e que essas coisas nos fazem aflorar o nosso emocional e palpitar os nossos sentimentos.

No texto ora descrito na Bíblia nós encontramos um personagem sendo tocado profundamente, não nas suas emoções e sentimentos somente, mais no seu espírito.

Mateus nos descreve com muita precisão que quando Jesus acabou de proferir o sermão do monte, ele desce. Ao descer, grandes multidões o seguiam, mas um leproso (desconhecido e sozinho) se aproximou de Jesus e fez uma pergunta que parecia até descabida: "Senhor, se quiseres, podes purificar-me". No mesmo instante Jesus estende a mão, toca-lhe e imediatamente sua lepra o deixa e ele realmente ficou limpo, um milagre!.

Realmente naquele instante um milagre aconteceu, na verdade um toque transformador de um Deus que tudo transforma.

O que mexe comigo nesse texto é que no meio daquela multidão com certeza existiam pessoas com necessidades das mais diversas: coxos, cegos, surdos, mudos, pessoas aflitas e angustiadas, mas somente o leproso foi curado. E isso nos remete a alguns questionamentos:

1)porque Jesus curou somente este leproso? 
2)porque somente o leproso conseguiu se aproximar de Jesus e ser curado?

Na verdade Jesus curou aquele leproso, porque ao que parece somente ele teve fé suficiente e ousadia para vencer as barreiras (as multidões, sua própria limitação humana e etc.). Veja  como era a situação daquele leproso na época: ele era considerado imundo pela lei dos judeus, não podia viver nos centros, mas somente na periferia da cidade com outros leprosos. Também não podia se aproximar de ninguém sem gritar imundo, imundo! Porque a lei assim dizia. E, além disso, não podemos nos esquecer que a lepra é uma doença degenerativa, debilitante e altamente infecciosa, e que para os judeus era também sinal de maldição (Nm 12.10-12). Mais este leproso venceu isso tudo para receber o seu milagre!

Precisamos enxergar nesse texto também que o leproso conseguiu se aproximar de Jesus porque resolveu sair do anonimato da multidão e dar um passo a frente, ou seja, ele não se contentava com a doença que possuía e por isso resolveu lutar contra ela e acreditar que aquele homem de Nazaré iria curá-lo e transformá-lo completamente. 

Deus pode fazer qualquer milagre que se faça necessário em sua vida, porém se faz necessário que você possua fé suficiente, ousadia para vencer as barreiras, e coragem para sair do anonimato da multidão. Aquele leproso deu todos esses passos em direção ao seu milagre e recebeu do Senhor um toque transformador, e você pode e deve fazer o mesmo. Não importa o problema que você esteja enfrentando, pois o importante é você saber que existe um Deus que tudo pode fazer por você. E Esse Deus quando nos toca, ele nos transforma e muda situações adversas. Não se esqueça que o leproso deu alguns passos em direção ao seu objetivo e você deve fazer o mesmo. Vença a barreira da religião, da falta de fé, do orgulho moral. Saia do anonimato, saia da multidão e se lance aos pés de Jesus sem se importar com o que as pessoas vão dizer. Fazendo assim você permitirá que Deus lhe toque de um modo diferente, de um modo transformador, na verdade simplesmente um TOQUE TRANSFORMADOR!

Que Deus te abençoe rica e abundantemente,
Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...