quarta-feira, 21 de abril de 2010

Eu aprendo com a aflição?


“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos." (Sl 119.71)

É interessante notarmos que ninguém neste mundo gosta de sofrer. O sofrimento para as pessoas é sempre um fantasma que assusta, e assusta demais. As pessoas já estão tão traumatizadas com os sofrimentos deste mundo (violência, falta de emprego, injustiça social e etc..) que se perguntam: Para que passar por mais um na vida? 


Já notou que a Bíblia é um livro de contrastes: “os últimos serão os primeiros", " quem perde, ganha" e etc. E um dos contrastes mais interessantes que a Bíblia nos mostra diz respeito ao sofrimento. Pois na visão humana o sofrimento é ruim, e nos mata lentamente. Mas, na visão divina, o sofrimento ensina muito, inclusive produz vida e nos aperfeiçoa. A bíblia está repleta de exemplos, mais citarei somente um. Você se lembra de Jó, o homem mais rico do oriente, tinha uma vida espiritual sadia, uma família abençoada, uma vida profissional abençoada e muito mais. Perdeu tudo, sua riqueza, sua família, sua honra, seu respeito, isto é que é sofrimento.

Contudo, a Bíblia diz que Jó não pecou e nem atribuiu a Deus falta alguma, pelo contrário, ele disse: ”Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei, o Senhor o deu, o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor." (Jó 1.21,22). Jó aprendeu muito com o sofrimento, foi moldado em sua vida espiritual, no momento do sofrimento ele frutificou, pois mudou radicalmente sua maneira de pensar, ele realmente foi aperfeiçoado. Teve que agüentar a falta de fé de sua esposa, o escárnio dos amigos, e ainda por cima ouvir de Deus coisas que ele jamais tinha ouvido antes. No entanto, no final do seu sofrimento ele confessou: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado." (Jó 42.1,2) e ainda disse outras coisas mais, é só ler todo capítulo. O final da história nós conhecemos, Deus restituiu a Jó tudo o que ele perdeu e ainda em dobro, seus amigos caíram em si, Jó ainda viveu bastante e farto em dias.

Pare para se perguntar: Você já passou algum sofrimento parecido com este? Quando você passa por um sofrimento, você diz como o salmista: "foi-me bom ter passado pela aflição?" Quando você passa por um sofrimento, você tem em mente que você vai aprender?

É verdade que não vamos ser masoquistas e pedir para si os sofrimentos, mais quando eles nos atingirem, precisamos ter a certeza que aprenderemos muito e nos aproximamos mais de Deus, assim como Jó. Jesus nosso mestre sofreu muito, contudo não deixou de fazer a vontade do Pai! Ele aprendeu através do sofrimento e a bíblia nos revela isso em Hebreus. 

E você? O que está acontecendo com você neste teu sofrimento?

Minha oração é que o Senhor lhe ensine a compreender os sofrimentos que tens passado, pois eles lhe ajudarão a se achegar mais a Deus, lhe aperfeiçoarão, e você de fato aprenderá os seus decretos.

Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...