quarta-feira, 28 de abril de 2010

Guardando o coração




“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4.23)

Biblicamente falando, o coração é o centro de nosso intelecto e de nossa espiritualidade. É no coração que se alojam nossas emoções, nossas vontades, e também a nossa mente, você sabia? 


Podemos afirmar que o coração é a mente do corpo!

Certa vez os fariseus perguntaram a Jesus, qual seria o grande mandamento da lei. Jesus respondeu dizendo assim: "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento". (Mt 22.37) Interessante que Jesus usa as palavras, coração, alma, entendimento. Jesus estava querendo dizer que, devemos acima de tudo amar a Deus em nosso íntimo, aonde pensamos, aonde sentimos vontades, aonde nos inclinamos às emoções diárias. Na realidade tanto a alma, quanto o coração, biblicamente falando, se confundem por terem a mesma função. Que função? Abrigar o que pensamos, o que sentimos, e o que temos vontade de ser e de fazer. Por isso precisamos guardar o coração. Jesus disse que, o que contamina o homem é o que sai pela boca, e sai oriundo do coração. Ele também disse que é no coração que abrigamos nossos pecados, tais como: adultérios, avareza, homicídios, maus desígnios, prostituição, blasfêmias etc...

Precisamos entender que, é do coração que procedem as fontes da vida. Pense assim: “o coração é uma fonte de águas a jorrar". E uma fonte pode jorrar águas puras, ou águas sujas. Se a fonte for boa, for uma nascente, as águas serão puras e boas para saciar nossa sede. Se a fonte for ruim e estiver contaminada com os agentes de poluição, ás águas serão sujas e ruins para o consumo. 

O que você tem abrigado em seu coração? suas fontes produzem águas limpas ou sujas? Você tem guardado o seu coração? De que forma?

Guardar o coração é questão de santidade e de salvação. De santidade, porque sem santificação ninguém verá o Senhor. E de salvação, porque  os limpos de coração verão a Deus.

Faça esta oração hoje: Senhor, meus olhos tem contemplado o que é mau, minha mente tem abrigado o que não te agrada, e minhas atitudes não conduzem com o que sou na tua presença. Por isso Senhor, me arrependo, coloco meu coração em tuas mãos, para que o Senhor o limpe, o purifique, e seja ele uma fonte a jorrar águas limpídas para saciar a sede de muitos.

Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...