terça-feira, 22 de junho de 2010

Não ande pra baixo!

                           
A crise econômica mundial tem nos mostrado uma realidade dura, difícil e ao mesmo tempo desafiadora. Se compararmos a crise mundial a nossa vida, veremos que existe uma grande semelhança. Nesse tempo de crise econômica se fala muito sobre economia. E um assunto pra lá de atual em economia é a lei da oferta e da procura:

Veja como funciona a lei da oferta e da procura - Quando a oferta cai, o preço do produto sobe. Mas quando a oferta aumenta, o preço do produto desce.


Nossa vida também é assim, é feita de altos e baixos. Quando realizações importantes acontecem em nossas vidas, damos picos de felicidade, alcançamos o topo da alegria, ficamos pra cima, animados, e a "bolsa" de nossa vida vive uma euforia incontrolada. Mais quando algo inesperado acontece de ruim em nossa vida, gerando tribulação e preocupação, lá estamos nós em queda, em queda de alegria, caindo em tristeza, estresse, abatimento, desânimo, e acabamos por deixar os nossos índices de satisfação caírem, e acabamos por ficar pra baixo mesmo!

Esses índices de altos e baixos em nossa vida, sempre fazem parte da cotação daqueles que decidiram viver como seres humanos, ou seja, todo indivíduo passa por isso. Um alienígena não passa por isso, um robô não passa por isso, um brinquedo não passa por isso, mas nós, humanos, passamos por isso. E a pergunta que devemos formular não é como sair da crise quando estivermos em baixa (ou pra baixo), e sim como enfrentar a crise quando estivermos em baixa. Entendeu?

Sair da crise pode dar a intenção de abandonar  tudo, jogar a toalha, deixar de apostar na vida, abandonar o barco, desistir de buscar um índice melhor de esperança, de coragem e de vigor. Mas a expressão enfrentar a crise soa melhor, pois diz respeito a encontrar soluções para a crise, estar disposto a enfrentá-la com coragem, virar o jogo, transformação de atitude, mudança de discurso, mudança de pensamento.

Nem sempre em nossa vida estamos vivendo um momento de calmaria e felicidade, às vezes os ventos contrários e as aflições que nos atingem, nos deixam pra baixo mesmo, nos levam a lona, parece um nocaute, ficamos completamente desnorteados sem saber o que fazer. Ficamos "pra baixo", parecendo até o título de um filme que não vai acabar.

Mas o que é estar pra baixo?

Quem está pra baixo, vive encurvado diante dos problemas, não consegue olhar para o amanhã com esperança, se sente um fracassado, não consegue extrair forças para superar o problema, não consegue ânimo para refazer o que foi perdido ou anulado em sua vida, não consegue viver o hoje, pois vive preocupado com o amanhã, não consegue ter cabeça para calcular o que vai gastar em sua pronta recuperação, não consegue contemplar uma saída segura para o labirinto, não consegue nem mesmo ter fé o suficiente para acreditar que Deus possa reverter, transformar e alterar todo o quadro.

No texto de (Lc 13.10-13), a bíblia nos relata a história de uma mulher que andava pra baixo, na realidade literalmente pra baixo. A bíblia diz que Jesus e seus discípulos estão no caminho entre a Galiléia e a Judéia, e aí entram na sinagoga num sábado para ensinar, e de repente surgiu uma mulher que há 18 anos andava encurvada sem poder endireitar-se por causa de um espírito de enfermidade.

Ela sofria de uma enfermidade na coluna, possivelmente uma espécie de fusão das vértebras que fazia com que ela andasse encurvada. Somente Lucas menciona esta mulher corcunda que passou dezoito anos olhando para o chão, incapaz de andar ereta ou sentar-se. Ela não podia nem mesmo se dar ao luxo de esticar suas costas. A bíblia diz então, que Jesus sentiu profunda compaixão pelo drama daquela mulher, resolveu curá-la e libertá-la daquele mal, trazendo alívio aquela que somente andava pra baixo.

• Eu quero chamar a sua atenção para o fato de que ninguém observou a real causa da sua enfermidade por dezoito anos. As pessoas sempre a viam próximo da sinagoga e reparava seu jeito de andar, alguns tentaram ajudar providenciando um tratamento aqui e ali, mais sem resultados. Seu problema era espiritual e não físico, por isso tudo o que faziam para ajudá-la, não dava em nada.

• Eu quero chamar a sua atenção também para o fato de que esta mulher não pediu para ser curada, não fez nenhuma oração para sua própria cura, não atrapalhou a reunião da sinagoga com gritos de sofrimento desesperador, ela simplesmente se aproximou de Jesus.

Quem sabe você hoje não está vivendo uma situação que lhe coloca pra baixo, seja ela espiritual ou não. E por isso você anda encurvado (a) sem que ninguém perceba o real motivo do problema. Quem sabe você já recebeu até mesmo ajuda para vencer tudo isso, mais foi em vão, já que não lhe ajudaram para sanar o real motivo do problema. Quem sabe ninguém notou que você vive encurvado (a) há tanto tempo, porque isso acontece na sua alma, devido a solidão, as frustrações, decepções, angústias e medos que lhe fazem andar encurvado (a).Quem sabe diante dessa situação que lhe colocou corcunda, você não teve nem mesmo fé suficiente para fazer uma oração á Deus que lhe curasse e lhe colocasse pra cima para que você contemple o belo horizonte da sua vida.

O ato de restauração e cura desta mulher foi iniciativa única e exclusiva de Jesus, que teve compaixão dela e resolveu por si curá-la. E esse Jesus está através destas linhas lhe dizendo que com certeza ele tem compaixão de você e seu desejo é curá-lo (a), pois a Bíblia diz em (Rm 9.15) - "Deus disse a Moisés, terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecerme-ei de quem me aprouver ter compaixão".

Quem sabe hoje você não está pra baixo, anda encurvado (a), pensando que tudo vai dar errado, desanimado, frustrado, abatido e pensando em desistir de tudo. Quem anda pra baixo só vê tristeza, anda como um derrotado, não consegue ver a beleza da vida, não consegue ter fé e esperança, não consegue olhar para o alto de onde vem o nosso socorro. Quem sabe ninguém lhe notou, ninguém lhe viu, ninguém se importou, ninguém lhe ajudou até agora.

Ouça o que este aprendiz de profeta lhe diz: Jesus te vê, Jesus te chama, Jesus está falando contigo, e ele mesmo quer impor as mãos sobre você, para que você fique livre deste mau que tanto lhe traz angústia e lhe faz ser um derrotado.

Creia! Jesus está ao seu lado, para te colocar pra cima, para abençoar a sua vida e agir poderosamente sobre as tuas aflições. Pare de olhar para baixo, pare de pensar que você é um derrotado, pare de agir como um derrotado, pare de prever um futuro pessimista para sua vida! PARE! Jesus lhe cura para que você olhe para o alto, para que você olhe para cima, para que você se endireite e passe a contemplar aquilo que Deus vai fazer em tua vida se você crer.

"Se creres verás a Glória de Deus!"

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...