quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A segurança da oração

Leia com atenção (Jo 14.14/Cl 3.17/1Jo 5.14,15)

Nunca se falou tanto de oração como nos dias de hoje. É muito simples confirmar a veracidade desta afirmação, basta olhar o que está acontecendo ao nosso redor. Ligamos a televisão e lá está alguém falando sobre oração, falando sobre rezas, pessoas orando, pessoas rezando; orações com copo d’água, rezas com terços, com santinhos, curas miraculosas atribuídas a oração, campanhas de oração no monte Sinai, queima de pedidos de oração e etc.
E ao reparar este quadro atual, eu me fiz uma pergunta que muito incomodou o meu espírito e a minha capacidade de reflexão sobre a questão, então eu me perguntei:

Será que temos uma forma de nos certificarmos que o modo pelo qual oramos é o correto? Será que toda oração feita em nome de qualquer um é respondida por Deus? Qual a segurança da oração? Ou seja, qual a certeza que temos que estamos sendo ouvidos e que seremos atendidos por Deus em nossas orações?

Antes de responder a estas perguntas, eu gostaria de compartilhar com os irmãos uma reportagem do jornal extra de 25/05/07 intitulada assim: “Até a ciência reconhece o poder das orações” – Os cientistas comprovaram que a oração é um hábito saudável.

Repare irmãos, até os cientistas já chegaram à conclusão que orar é um hábito saudável para as pessoas que desejam receber algo ou alcançar algum objetivo, seja ele de que âmbito for. Mas será que a palavra dos cientistas é a revelação que bastava para que estejamos certos de que na oração que fazemos somos ouvidos e atendidos por Deus? Eu penso que não irmãos!

E por isso nós precisamos através da Bíblia buscar respostas que nos levem a resolução de uma dúvida que talvez esteja no seu coração: Qual a segurança da oração? Esclareço que somente buscarei respostas na Bíblia, por ser ela a maior autoridade no assunto, a Bíblia é a Palavra de Deus, A Bíblia é sagrada, e sabe porque ela é sagrada? Porque ela contém a autoridade e a inspiração divina. Não existe nenhum outro livro na face da terra que se compare a Bíblia. Ela é a verdade de Deus para os homens!

Se você ler (Cl 3.17), verá uma declaração do apóstolo Paulo dizendo que a oração deve ser feita em nome de Jesus. Portanto a Bíblia nos ensina que o modo correto de orarmos é em nome de Jesus e não em nome de outros. E isto responde a pergunta: Será que temos uma forma de nos certificarmos que o modo pelo qual oramos é o correto? Sim, a Bíblia diz que o modo correto de orar, é orar em nome de Jesus. Porém, precisa ficar claro que o fato de estar ciente disso não traz certeza de resposta imediata a nossa oração, somente afirma que este é o modo correto, e isso é um bom começo.

Lemos também em (Jo 14.14) uma declaração do próprio Jesus dizendo, que tudo aquilo que pedirmos em seu nome, isso ele faria, ele realizaria. E nós no início deste artigo perguntamos: Será que toda oração feita em nome de qualquer um é respondida por Deus?

Baseado nas palavras de Jesus eu lhe respondo que não! Há muita gente sendo enganada pelas falsas doutrinas, que declaram ter suas preces atendidas por meio de imagens, santos, objetos, práticas pagãs e outras coisas mais. Mais o que estas pessoas não percebem é que o Diabo também tem o poder de realizar algumas obras com a finalidade de enganar, roubar, matar e destruir. Você lembra: Ele conseguiu enganar Eva, ele conseguiu colocar uma doença em Jó por permissão de Deus. Ele é capaz de usar várias pessoas para fazerem adivinhações futurísticas, curas, obras miraculosas e pasmem em nome de Deus.

Agora eu lhe afirmo não baseado em doutrinas falsas, não baseado em concepções religiosas sem fundamento, que toda oração feita em nome de Jesus é respondida por ele próprio, porque ele é Deus, Deus único e verdadeiro. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). Portanto, somente Ele tem o poder de realizar coisas sobrenaturais da parte de Deus, e somente a ele podemos atribuir uma ação miraculosa da parte de Deus! Se a resposta da oração não for por ele, é engano, são obras bem feitas, porém mascaradas, que tem o intuito de levar o povo a colocar a sua fé em tantas coisas, menos em Deus. Na realidade essas ações visam dar ao povo uma religiosidade vã, destituída de uma fé verdadeira e leal a Deus.

Sabe porque Jesus responde nossas orações quando feitas em seu nome? Para que o Pai seja glorificado no filho (Jo 14.13). E sabe o que isso significa?  Significa que quando uma oração é respondida por Jesus, Deus recebe toda a Glória na pessoa do Filho, e o Filho recebe toda Glória na pessoa do Pai. Jesus disse em (Jo 10.30): “Eu e o Pai somos um”.

Mais quem sabe você ao ler este artigo não esteja ponderando: Mais pastor eu oro de modo correto, eu oro em nome de Jesus, eu coloco minha fé em Deus, eu sei que Jesus disse que tudo que pedíssemos no seu nome ele faria. Mais ele ainda não o fez. Eu oro em nome de Jesus, tenho certeza do que a Bíblia diz, mas nada acontece. Porque? É justamente por isso meu irmão(ã) que eu resolvi escrever esta palavra ao seu coração!

Quem sabe você hoje está se perguntando: Qual a segurança da minha oração? Qual a certeza que tenho que estou sendo ouvido e que serei atendido por Deus?

Vamos relembrar: Eu disse que mesmo sabendo da descoberta dos cientistas, isso não era motivo para termos certeza que nossa oração seria ouvida e atendida. Eu disse que mesmo sabendo que a oração deve ser feita em nome de Jesus, isso simplesmente nos ensina o modo correto de orarmos e não nos dá a garantia de resposta imediata. Eu disse também que toda oração feita em nome de Jesus ele responde, e disse também porque ele responde. Porém eu não disse quando e como ele responde, de que maneira ele responde as nossas orações. E aqui está a resposta, veja:

Vamos ler novamente (1Jo 5.14,15). Quando oramos em nome de Jesus sabemos que ele nos ouve e nos responde, pois estamos orando de modo correto. Porém ele nos ouve e responde segundo a sua vontade. Sabe como Deus nos responde, segundo a sua vontade. E por sua vontade que é boa, perfeita e agradável, estamos certos de que obtemos o melhor que Deus tem para nós. Qual a segurança da minha e da sua oração? Eu lhe respondo: A certeza de que o Deus perfeito nos ouvirá e nos responderá segundo a sua perfeita vontade.

Mais Deus ainda não me respondeu? É porque ainda não é tempo de responder. Mas ele me disse não! É o melhor não que uma pessoa pode receber. Mas a outro ele disse sim! É o que Deus estabeleceu para essa pessoa. Mais ele me disse espera! É porque assim Deus achou melhor.

A segurança da oração não consiste em simplesmente orar em nome de Jesus e saber que ele responde, que ele faz algo por mim. A segurança da oração reside no fato de que Deus nos responde segundo a sua vontade e isso nos traz confiança, nos traz segurança que isso é o melhor que Deus tem para nós.

Nunca deixe de confiar em Deus, pois ele é a certeza maior de que nossas orações serão ouvidas e respondidas.

Que Deus te abençoe rica e abundantemente,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...