sábado, 2 de julho de 2011

Frutos na vida daqueles que buscam ao Senhor

(1 Rs 15.9-15/2Cr 14.1-8). Buscar ao Senhor, voltar-se para ele todos os dias, encontrar-se com ele a cada dia, trilhar no seu caminho. A Bíblia está repleta de versículos que nos exortam a buscarmos ao Senhor:

“De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”. (Dt 4.29)

“Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor”. (1Cr 16.10)

“Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. (Lm 3.5)

“Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á”. (Lc 11.10)


Mais a Bíblia também é rica de textos que nos mostram o que acontece na vida daqueles que de todo coração e alma buscam ao Senhor. E esses textos que lemos sobre o Rei Asa nos mostram exatamente isso.

Asa foi o terceiro rei de Judá e reinou por 41 anos , o nome de sua avó era (Maaca) tida no texto por sua mãe. Ao começar o seu reinado, e no decorrer de alguns anos, logo observamos como seria o caráter e a qualidade do seu reinado, pois o texto de 1 Reis 15 e de 2 Crônicas 14  não nos deixam dúvidas quanto a isso. Basta observarmos alguns textos para logo identificarmos que Asa possuía algumas virtudes que demonstrariam de que forma e com que objetivo ele iria reinar:

1 – O reinado de Asa seria centrado no Senhor (1Rs 15.11)

2 – O reinado de Asa seria intolerante com as coisas que desagradavam a Deus (1Rs 15.12)

3 – O reinado de Asa não iria abrir mão de seus objetivos, mesmo que para isso tivesse que depor autoridades (1Rs 15.13)

4 – A vida pessoal de Asa era de consagração ao Senhor, e por isso seu reinado não seria diferente (1Rs 15.14,15)

5 – O coração de Asa era propriedade exclusiva do Senhor (1Rs 15.14b; 2Cr 15.17b)

6 – A prioridade principal do seu reinado era uma busca constante a Deus em todos os aspectos com o objetivo de sempre colocá-lo no centro de suas vidas (2Cr 14.4).

Veja queridos, A vida pessoal de Asa, seu reto coração, sua vida de consagração ao Senhor, sua espiritualidade sadia diante de Deus, tinham influências profundas em sua posição, em seus relacionamentos, em suas decisões, em seu trabalho, em seu reinado. Asa era um homem que procurava cultivar uma fé inabalável, sincera, e viva no coração dele e de seus súditos. E o que mais nos impressiona na vida deste rei, é que a maior característica da sua fé e de sua consagração ao Senhor era a conseqüência de uma “BUSCA INCESSANTE POR DEUS”. Essa busca era tão constante, que Asa a colocou como prioridade e mandamento no seu reino (2Cr 14.4). E foi justamente esta busca que lhe rendeu frutos em vários aspectos de sua vida e reinado.

Vejamos os frutos na vida daquele que busca ao Senhor:

1 – Um avivamento pessoal (2Cr 14.5a) – Sua busca ao Senhor o levava a odiar as coisas que Deus odiava e a amar as coisas que Deus amava. Sua busca o levava a vivificar sua vida espiritual mediante atitudes e decisões que somente agradavam a Deus e não ao povo.  Asa era alguém que mantinha sua comunhão elevada com Deus, que santificava Deus em seu coração em todo tempo, que não abria mão de obedecer a lei de Deus, e por isso ele conseguiu fazer uma profunda reforma religiosa no coração do povo.  Isso é ou não é um avivamento pessoal?

“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente;  a minha alma tem sede de ti;  meu corpo te almeja,  como terra árida, exausta, sem água”. (Sl 63.1)

2 – Uma paz plena em todos os aspectos de sua vida (2Cr 14.5b;15.5) – Por buscar ao Senhor, Asa gozava de paz, paz em seu coração, paz com o povo, paz com o que fazia, paz com sua família, etc. Asa tinha suas atribuições como todos possuem, porém sempre tinha paz para viver, para tomar decisões, para estabelecer novos planos, para corrigir coisas erradas e etc. Aqueles que buscam ao Senhor gozam da paz do Senhor, uma paz que excede o entendimento humano.

3 – Uma capacidade de Edificar (2Cr 14.6,7) -  Uma das marcas das pessoas que de fato e de verdade buscam a Deus, é uma capacidade de edificar sem medo, sem crise, sem insegurança. Todos aqueles que buscam ao Senhor com fé e perseverança conseguem construir coisas na vida que muitos chegam a duvidar. Conseguem estabelecer metas tangíveis, porém desafiadoras que são alcançadas pela fé. Aqueles que buscam ao Senhor conseguem edificar coisas tremendas, porque possuem virtudes como a confiança e a segurança. Virtudes estas que não encontramos na vida daqueles que não buscam a Deus.

4 - Uma segurança contra os inimigos (2Cr 14.6c,7c) – Por buscar ao Senhor e colocá-lo sempre em primeiro lugar de sua vida, Asa colheu por um bom tempo, um refrigério da parte do Senhor com relação aos seus inimigos. Sabemos que todos temos inimigos visíveis e invisíveis que tentam em todo tempo nos desanimar, nos vencer e nos convencer que somos derrotados. E por muitas vezes esses inimigos se levantam de forma tão concentrada que se não fosse o Senhor nos trazer um repouso temporário, creio eu, não estaríamos de pé para recobrar forças e continuar lutando. Asa, tinha inimigos, todos nós temos, mas por sua busca ao Senhor, Deus lhe deu um tempo de refrigério para que ele pudesse traçar estratégias, tomar decisões prudentes, caminhar em um novo rumo e etc. Coisas estas, que não conseguimos fazer quando estamos sendo perturbados pelos inimigos, oprimidos por situações, desencorajados pelas aflições.

“Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam”. (Sl 9.10)

5 – Uma prosperidade segura (2Cr 14.8a) – Há muitos que prosperam sem segurança, sabia? Exemplo: o traficante em seu negócio, Uma empresa fantasma etc. Mais aqueles que confiam no Senhor prosperam com segurança, prosperam com esperança de dias ainda melhores, prosperam com a vantagem de ter Deus a frente, prosperam com a certeza de confiarem num Deus fiel em todo tempo. Enquanto Asa buscava ao Senhor, ele prosperava com segurança em todas as áreas de sua vida, pois nada ameaçava sua prosperidade.

“...Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”. (2Cr 20.20)

6 – Vitória contra os inimigos (2Cr 14.9-15) – A nossa busca por Deus sempre nos levará a vitórias impossíveis e esmagadoras, pois foi assim que aconteceu com o Rei Asa. A Bíblia diz que o rei etíope Zerá saiu para pelejar contra Asa com (Um milhão de homens e trezentos carros) enquanto que Asa possuía (580 mil homens que possuíam escudos e atiravam com arco e eram homens valentes – 2Cr 14.8). E ainda assim Asa venceu na força do Senhor, porque clamou com fé e confiança, atitudes que se destacam naqueles que buscam ao Senhor em todo tempo (2Cr 14.11,12). Esta vitória de Asa era impossível e ela se tornou uma vitória impossível pela expressão do exército etíope. E ela também se tornou uma vitória esmagadora, pela forma como Deus agiu nesta batalha em favor deles (2Cr 14.13-15).

A nossa busca por Deus nunca é em vão. As coisas terrenas são passageiras, mais os valores eternos nunca perecem. Acredite ninguém pode colocar um revólver na sua cabeça e tentar lhe roubar o ânimo, a fé, a sua perseverança, sua consagração, seu otimismo etc. Humanamente falando, ninguém pode impedir você de buscar a Deus em espírito e em verdade. Mas, espiritualmente falando o inimigo possui os seus ardis, suas setas, suas estratégias para tentar nos impedir em nossa caminhada de busca ao Senhor. Portanto, cabe a cada um de nós identificar essas coisas, fechar as brechas, discernir suas intenções, e nos prontificar a continuar a batalha sem deixar a nossa busca por Deus.

Meu irmão a sua luta não é maior do que a de ninguém, as suas armas não são diferentes de ninguém, a capacidade do exército inimigo não é maior do que a do seu em hipótese alguma. O que acontece é que deixamos de buscar a Deus, e quando isso acontece, a fé, a segurança, a confiança, não estão mais em evidência em nossas vidas e isto nos faz ter medo das circunstâncias da vida, nos faz ter uma visão distorcida das lutas do dia-a-dia, e aí tiramos conclusões precipitadas de toda batalha, e diante da nossa ansiedade em vencer muitas vezes colocamos tudo a perder.

Se você está de fato buscando ao Senhor, se empenhando em achá-lo em cada momento de sua vida; eu lhe digo: fortaleça o seu coração, aguarde que os frutos virão, as batalhas chegarão ao fim, uma prosperidade segura virá, você viverá um tempo de paz, um tempo de edificação, o inimigo lhe dará repouso por todos os lados, você estará em segurança, e qualquer batalha travada por você, Deus irá a sua frente pelejando suas guerras e lhe trazendo vitórias impossíveis e esmagadoras.

Frutos na vida daqueles que buscam ao senhor:

1 – Um avivamento pessoal (2Cr 14.5a)
2 – Uma paz plena em todos os aspectos de sua vida (2Cr 14.5b;15.5)
3 – Uma capacidade de Edificar (2Cr 14.6,7)
4 - Uma segurança contra os inimigos (2Cr 14.6c,7c)
5 – Uma prosperidade segura (2Cr 14.8a)
6 – Vitória contra os inimigos (2Cr 14.9-15)

Busque ao Senhor e seja frutífero,

Pr. Flavio Muniz

Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...