quinta-feira, 29 de abril de 2010

Caminhos de Morte


“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." (Pv 14.12)

A humanidade vive hoje sem direção e totalmente perdida. Na realidade todo ser humano tem uma necessidade de encontrar um caminho que o leve a felicidade, ao contentamento, ao prazer na vida como um todo. Todas as pessoas de uma maneira ou de outra, buscam o prazer, o sucesso, em várias áreas da vida: social, sentimental, profissional, espiritual e etc.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Guardando o coração




“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4.23)

Biblicamente falando, o coração é o centro de nosso intelecto e de nossa espiritualidade. É no coração que se alojam nossas emoções, nossas vontades, e também a nossa mente, você sabia? 

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Eu aprendo com a aflição?


“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos." (Sl 119.71)

É interessante notarmos que ninguém neste mundo gosta de sofrer. O sofrimento para as pessoas é sempre um fantasma que assusta, e assusta demais. As pessoas já estão tão traumatizadas com os sofrimentos deste mundo (violência, falta de emprego, injustiça social e etc..) que se perguntam: Para que passar por mais um na vida? 

terça-feira, 13 de abril de 2010

Intimidade com Deus


"A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança". (Sl 25.14)

O que é ter intimidade com Deus?

A palavra intimidade revela que uma relação íntima é firmada ou está sendo firmada. Quando um casal de namorados começa um relacionamento, a tendência é que a intimidade do casal aumente sendo mais profunda e edificada, o amor entre o casal aumente, o conhecimento que um tem do outro aumente, a melhor forma de um tratar o outro aumente. Podemos usar esta ilustração para mostrar as semelhanças com nosso relacionamento com Deus. Ter intimidade com Deus é gozar de um relacionamento profundo, intrínseco e puro. É como um casal de namorados, nossa admiração e adoração a Deus aumentam a cada dia, nosso conhecimento de Deus aumenta, nosso temor se torna mais profundo, nosso amor se aperfeiçoa ao passar do tempo de relacionamento que mantemos com ele. Nossa afetividade com Deus se torna sincera e devocional e com isso passamos a tratá-lo da melhor maneira possível.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lições de uma cura


"Tendo Jesus chegado á casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo". (Mt 8.14,15)

Geralmente nós costumamos a dizer que a vida é uma luta. E realmente é. O fato é que sustentar filhos, trabalhar, buscar objetivos, traçar planos para a vida profissional, sentimental, familiar, com o desejo de conquistá-los sempre será uma luta. Mais apesar dos problemas, dos desânimos que nos sobrevém, das incertezas, estamos sempre ali, com fé, esperança,  dispostos a continuar, dispostos a vencer. Mais e quando o problema para nossas conquistas é uma enfermidade? Será que continuamos dispostos a vencer? Pense bem, de onde podemos tirar forças, se estamos doente?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Águas que produzem compaixão

“Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.” (Gn 7.7)

Não chegou a ser um dilúvio como nos dias de Noé, mas as “águas” que caíram sobre o Rio de Janeiro nesses últimos dias foi o suficiente para que cada um pudesse correr e buscar refúgio em sua “arca”. Para que todos possam ter uma noção do que aconteceu, reproduzirei parte da reportagem do dia 06/04 publicado pelo site G1 da Globo.com:

“O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a tempestade, que começou na segunda (dia 5) e se prolongou pela madrugada e pela manhã da terça, foi a pior na cidade desde 1962. A prefeitura do Rio diz que foi a mais severa tempestade da história da cidade, com o registro de 288 milímetros de chuva em dia desde as 18h de segunda-feira. Em alguns bairros das Zona Norte e Oeste, choveu duas vezes e meia o esperado para todo o mês de abril. O Instituto de Pesquisas Especais (INPE) calculou: o volume de água daria para encher 300 mil piscinas olímpicas. A chuva foi provocada pelo encontro de duas fortes frentes frias que chegaram ao estado do Rio com menos de 24 horas de diferença. Segundo técnicos, uma das frentes fria chegou do Sul, vinda pelo oceano, se encontrou com outra, formada por nuvens carregadas que estavam em Minas Gerais e em São Paulo, provocando os temporais”.

Jesus realiza o impossível



“E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada." (Lc 6.10)

A existência humana tem sido marcada pelos impossíveis. E quando esses impossíveis não são solucionados, acabam por nos frustrar, trazendo desespero ou um desânimo total. Na Bíblia nós encontramos diversos exemplos de pessoas que tiveram pela frente os seus impossíveis: Abraão tinha o grande desafio de acreditar que Deus iria fazer com que Sara engravidasse com 90 anos, e ela engravidou. Josué tinha o grande desafio de acreditar que as muralhas de Jericó caíssem diante da arca da aliança e das trombetas dos sacerdotes, e caíram. Davi tinha um grande desafio de derrubar Golias (o gigante filisteu), e ele foi contra ele em nome do Senhor dos Exércitos pela fé, e o derrubou por terra.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ele trabalha para os que nele esperam


“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera". (Is 64.4)

Certa vez eu ouvir dizer o seguinte
: Deus é tão grande, tão grande, que de grande se torna "tão".

sábado, 3 de abril de 2010

Oração no meio da angústia


“Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome...” (Sl 142.7a)

Este Salmo nos mostra a oração que Davi fez quando estava passando por um momento de muita angústia. Davi fez esta oração dentro de uma CAVERNA, pois estava fugindo de seu maior perseguidor, o rei Saul. Não me é estranho a estadia de Davi em uma caverna, já que os homens quando ficam angustiados e aflitos costumam buscar suas CAVERNASSabemos que:


quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Páscoa Cristã


"... é a Páscoa do Senhor." (Êxodo 12.11b)

A Instituição da Páscoa

A Páscoa foi instituída por Deus no Egito. No capítulo 12 do livro de Êxodo, nós vemos a ordem do Senhor dada a Moisés para que no dia 14 do mês de Abibe (Ex 12.2) o povo pudesse então comemorar a libertação de sua escravidão que durou 400 anos. Com a comemoração da Páscoa, Deus lançou sua décima e última praga que era a morte de todos os primogênitos na terra do Egito (Ex 11.4-7). Deus com isso estava dando grande livramento ao seu povo! Para essa comemoração, Ele deu ordens específicas a Moisés para que o povo colocasse o sangue de um cordeiro sacrificado (de um ano,sem defeito e macho) nos umbrais e nas vergas das portas de cada casa dos Israelitas, desta forma quando o anjo do Senhor viesse ferir os primogênitos, não tocaria no seu povo (Ex 12.3-7).


Conteúdo de qualidade

Palavra de Nova Vida - Pr. Flavio Muniz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...